Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores

Show full item record

Title: Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: A partir da temática “(Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir”, este texto tem por objetivo promover uma reflexão sobre as possibilidades de (des)construção curricular para a formação inicial de professores que ensinam matemática, a partir de resultados de pesquisas históricas. Esses resultados mostram-nos a importância teórica de distinguir “ensino de matemática” e “matemática do ensino”, em termos do ensino e da formação de professores. Com tal distinção e ancorado em bases teórico-metodológicas vindas da História Cultural, o estudo conclui que as possibilidades de (des)construção curricular passam pela mudança de natureza do saber a ser socializado pelo campo da Educação Matemática, caracterizado pela matemática do ensino.
Description: Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/73
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261171
Date: 2022-03-08


Files in this item

Files Size Format View
e022011.pdf 403.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar