Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais

Mostrar registro completo

Título: Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
Autor: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: O texto analisa a emergência dos saberes profissionais do professor que ensina matemática a partir da inclusão de novas referências que são constituídas no estado de São Paulo, desde finais do século XIX. A análise leva em consideração as categorias “saber a ensinar” e “saber para ensinar” vindas de estudos que conjugam o desenvolvimento histórico-didático da formação de professores. Como documentos de pesquisa o estudo lança mão de livros didáticos e cadernos de aulas indicados para o trabalho dos professores que ensinam matemática. Os resultados do estudo mostram que a passagem de uma cultura do ensino secundário para o estabelecimento de uma formação profissional do professor tem lugar nos saberes objetivados pelos novos materiais, pelos cadernos de aulas. Tais materiais configuram saberes pedagógicos, saberes para ensinar, a “matemática para ensinar” como referência profissional do professor que ensina matemática.
Descrição: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206/16562
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668
Data: 2017-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Dos livros didá ... cadernos de matemática.pdf 501.9Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo Zetetiké

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar