A matemática é difícil e para poucos? Um olhar a partir da história

DSpace Repository

A- A A+

A matemática é difícil e para poucos? Um olhar a partir da história

Show full item record

Title: A matemática é difícil e para poucos? Um olhar a partir da história
Author: Weber, Ana Caroline Scheffer
Abstract: O objetivo deste trabalho foi investigar alguns momentos históricos nos quais é apresentada a visão da matemática como disciplina difícil, para poucos e mais relevante do que as demais. Para alcançar esse objetivo, fizemos inicialmente uma pesquisa em artigos científicos, teses e dissertações que investigassem a problemática de como os estudantes se relacionam e percebem a matemática. Isso nos levou em primeiro lugar, às pesquisas no campo da Psicologia Educacional sobre as atitudes dos estudantes em relação à matemática. Em seguida, percebemos que essas pesquisas não respondiam às questões de nosso interesse e buscamos pesquisas que tematizam os discursos sobre a dificuldade da matemática ao longo da história. Nos episódios históricos investigados, constatamos a visão de uma matemática para poucos e de difícil acesso e que tornou- se, ao longo do tempo, parte de um sistema meritocrático de seleção, contribuindo assim para a visão atual desta disciplina.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267820
Date: 2024-11-05


Files in this item

Files Size Format View
TCC_AnaWeber_PDFA.pdf 570.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar