Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
Show full item record
Title:
|
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas |
Author:
|
SANTOS, Paulo José Assumpção dos
|
Abstract:
|
Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874
|
Date:
|
2018 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar