Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
Show simple item record
dc.contributor.author |
SANTOS, Paulo José Assumpção dos |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-29T20:11:40Z |
|
dc.date.available |
2018-10-29T20:11:40Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Paulo José Assumpção dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874 |
|
dc.description.abstract |
Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFRJ |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Especial |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes e práticas no espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Cotidiano escolar e saberes históricos |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar