Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Paulo José Assumpção dos
dc.date.accessioned 2018-10-29T20:11:40Z
dc.date.available 2018-10-29T20:11:40Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation SANTOS, Paulo José Assumpção dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874
dc.description.abstract Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UFRJ pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Saberes e práticas no espaço escolar pt_BR
dc.subject Cotidiano escolar e saberes históricos pt_BR
dc.title Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
SANTOS Paulo Jo ... 018 (dissertação) UFRJ.pdf 7.474Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar