Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
Mostrar registro completo
|
Título:
|
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais |
|
Autor:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
|
Resumo:
|
O texto analisa a emergência dos saberes profissionais do professor que ensina matemática a partir da inclusão de novas referências que são constituídas no estado de São Paulo, desde finais do século XIX. A análise leva em consideração as categorias “saber a ensinar” e “saber para ensinar” vindas de estudos que conjugam o desenvolvimento histórico-didático da formação de professores. Como documentos de pesquisa o estudo lança mão de livros didáticos e cadernos de aulas indicados para o trabalho dos professores que ensinam matemática. Os resultados do estudo mostram que a passagem de uma cultura do ensino secundário para o estabelecimento de uma formação profissional do professor tem lugar nos saberes objetivados pelos novos materiais, pelos cadernos de aulas. Tais materiais configuram saberes pedagógicos, saberes para ensinar, a “matemática para ensinar” como referência profissional do professor que ensina matemática. |
|
Descrição:
|
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206/16562 |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668
|
|
Data:
|
2017-08 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo