Tecnologias e as competências do docente para atuação em cursos de EAD: o caso IF-SC

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Tecnologias e as competências do docente para atuação em cursos de EAD: o caso IF-SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Angotti, Jose Andre Peres pt_BR
dc.contributor.author Motta, Alexandre pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T19:52:48Z
dc.date.available 2012-10-25T19:52:48Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 294443 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95041
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Diante dos avanços tecnológicos vivenciados pela sociedade contemporânea e a utilização de computadores por todos os segmentos da população, torna-se um desafio para instituições de educação tecnológica levar a sala de aula para fora da escola, sendo de fundamental importância investir na formação do professor, principalmente do indivíduo que não teve contato com as especificidades da educação a distância. Desenvolver competências, habilidades exploratórias e criativas podem subsidiar a própria formação e as atividades pedagógicas, criando uma cultura de pesquisador da docência, organizando informações que incentivem o aperfeiçoamento das ações na modalidade virtual. Este trabalho consiste em uma reflexão sobre a Educação a Distância, evidenciando estudos de Michael Moore e a teoria da Interação a Distância, que concebe a modalidade como um conceito pedagógico e não apenas uma separação geográfica entre aprendizes e instrutores. Diante dos desafios da ação docente, busca-se a conciliação entre liberdade individual e cooperação exigida em cursos on line. A avaliação realizada pelos alunos do Curso de Especialização em Ensino de Ciências, que está sendo oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina na modalidade a distância, é priorizada. Em pesquisa de campo abrangendo seis pólos do curso, vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil, investigam-se as relações professor-aluno com o intuito de promover novas formas de interações ao longo do curso, de acordo com a teoria discutida. pt_BR
dc.format.extent 243 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Dialogos pt_BR
dc.subject.classification Autonomia pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.title Tecnologias e as competências do docente para atuação em cursos de EAD: o caso IF-SC pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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