Tecnologias e as competências do docente para atuação em cursos de EAD: o caso IF-SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Tecnologias e as competências do docente para atuação em cursos de EAD: o caso IF-SC

Mostrar registro completo

Título: Tecnologias e as competências do docente para atuação em cursos de EAD: o caso IF-SC
Autor: Motta, Alexandre
Resumo: Diante dos avanços tecnológicos vivenciados pela sociedade contemporânea e a utilização de computadores por todos os segmentos da população, torna-se um desafio para instituições de educação tecnológica levar a sala de aula para fora da escola, sendo de fundamental importância investir na formação do professor, principalmente do indivíduo que não teve contato com as especificidades da educação a distância. Desenvolver competências, habilidades exploratórias e criativas podem subsidiar a própria formação e as atividades pedagógicas, criando uma cultura de pesquisador da docência, organizando informações que incentivem o aperfeiçoamento das ações na modalidade virtual. Este trabalho consiste em uma reflexão sobre a Educação a Distância, evidenciando estudos de Michael Moore e a teoria da Interação a Distância, que concebe a modalidade como um conceito pedagógico e não apenas uma separação geográfica entre aprendizes e instrutores. Diante dos desafios da ação docente, busca-se a conciliação entre liberdade individual e cooperação exigida em cursos on line. A avaliação realizada pelos alunos do Curso de Especialização em Ensino de Ciências, que está sendo oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina na modalidade a distância, é priorizada. Em pesquisa de campo abrangendo seis pólos do curso, vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil, investigam-se as relações professor-aluno com o intuito de promover novas formas de interações ao longo do curso, de acordo com a teoria discutida.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95041
Data: 2011


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
294443.pdf 3.450Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar