O processo de conceitualização em situações diferenciadas na formação inicial de professores de física

DSpace Repository

A- A A+

O processo de conceitualização em situações diferenciadas na formação inicial de professores de física

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Frederico Firmo de Souza pt_BR
dc.contributor.author Rezende Junior, Mikael Frank pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T11:39:05Z
dc.date.available 2012-10-22T11:39:05Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 232014 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88629
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho é feito uma análise da tradição do Ensino de Física e das situações didáticas à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Em um sentido geral, argüimos que a tradição do Ensino de Física não cria situações que contribuem para o processo de conceitualização dos estudantes, ou ainda, usando a terminologia de Vergnaud, há uma fragmentação na tripla [S,I,R]. Além disso, esta tradição em contextos específicos, como assuntos de Física Moderna e Contemporânea ainda podem criar obstáculos, tanto na formação inicial de professores de Física quanto em sua atividade profissional como docentes da educação básica. Assim, de forma complementar, promoveu-se uma discussão sobre as perspectivas de introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio Brasileiro. A partir de dados obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, buscou-se caracterizar a pertinência e as pretensas características (formativa ou informativa) dos conceitos da Física do século XX para a escola média. Em um sentido mais amplo, buscamos argumentar que disciplinas tradicionalmente presentes nos cursos de Licenciatura em Física, como Instrumentação para o Ensino de Física, podem constituir-se como situações didáticas diferenciadas que possibilitam o desenvolvimento e a análise do processo de conceitualização de licenciandos em Física. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Física pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Professores de fisica pt_BR
dc.title O processo de conceitualização em situações diferenciadas na formação inicial de professores de física pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
232014.pdf 1.399Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar