Por uma psico-sociologia educacional: a contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de formação de professores catarinenses nos anos de 1930 a 1940

DSpace Repository

A- A A+

Por uma psico-sociologia educacional: a contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de formação de professores catarinenses nos anos de 1930 a 1940

Show full item record

Title: Por uma psico-sociologia educacional: a contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de formação de professores catarinenses nos anos de 1930 a 1940
Author: Daniel, Leziany Silveira
Abstract: O presente estudo analisou as idéias e concepções de João Roberto Moreira construídas, principalmente, no período em que atuou no Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis (1937-1943). Em Santa Catarina, as reformas ocorridas nos anos de 1930 e 1940 na formação de professores demonstraram a preocupação do governo em fornece-lhes um conjunto de fundamentos científicos que procuravam constituir uma Pedagogia com bases cada vez mais racionais. Para tanto, o Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis constituiu-se em lócus privilegiado para a produção, discussão e divulgação das principais idéias pedagógicas do período em Santa Catarina, destacando-se a presença e atuação de João Roberto Moreira que como professor e Diretor do Instituto de Educação de Florianópolis estabeleceu forte vínculo do Instituto com o governo do estado, criou a "Estudos Educacionais", revista publicada pelo Curso Normal do Instituto, bem como constituiu importantes vínculos intelectuais, especialmente com Fernando de Azevedo e Roger Bastide. Em suas discussões produzidas no Instituto, Moreira privilegiou a temática em torno da constituição científica do campo pedagógico, fomentando a discussão sobre a necessidade de integração dos conhecimentos da Sociologia e da Psicologia Educacionais para a constituição de uma "Pedagogia Científica".
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86548
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
191992.pdf 1.583Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar