Por uma psico-sociologia educacional: a contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de formação de professores catarinenses nos anos de 1930 a 1940

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Por uma psico-sociologia educacional: a contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de formação de professores catarinenses nos anos de 1930 a 1940

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Daros, Maria das Dores pt_BR
dc.contributor.author Daniel, Leziany Silveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T08:05:33Z
dc.date.available 2012-10-21T08:05:33Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 191992 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86548
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo analisou as idéias e concepções de João Roberto Moreira construídas, principalmente, no período em que atuou no Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis (1937-1943). Em Santa Catarina, as reformas ocorridas nos anos de 1930 e 1940 na formação de professores demonstraram a preocupação do governo em fornece-lhes um conjunto de fundamentos científicos que procuravam constituir uma Pedagogia com bases cada vez mais racionais. Para tanto, o Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis constituiu-se em lócus privilegiado para a produção, discussão e divulgação das principais idéias pedagógicas do período em Santa Catarina, destacando-se a presença e atuação de João Roberto Moreira que como professor e Diretor do Instituto de Educação de Florianópolis estabeleceu forte vínculo do Instituto com o governo do estado, criou a "Estudos Educacionais", revista publicada pelo Curso Normal do Instituto, bem como constituiu importantes vínculos intelectuais, especialmente com Fernando de Azevedo e Roger Bastide. Em suas discussões produzidas no Instituto, Moreira privilegiou a temática em torno da constituição científica do campo pedagógico, fomentando a discussão sobre a necessidade de integração dos conhecimentos da Sociologia e da Psicologia Educacionais para a constituição de uma "Pedagogia Científica". pt_BR
dc.format.extent x, 163 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educacao - pt_BR
dc.subject.classification Historia pt_BR
dc.subject.classification Sociologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Psicologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Por uma psico-sociologia educacional: a contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de formação de professores catarinenses nos anos de 1930 a 1940 pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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