Por uma psico-sociologia educacional: a contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de formação de professores catarinenses nos anos de 1930 a 1940
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Daros, Maria das Dores |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Daniel, Leziany Silveira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T08:05:33Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T08:05:33Z |
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dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191992 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86548 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo analisou as idéias e concepções de João Roberto Moreira construídas, principalmente, no período em que atuou no Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis (1937-1943). Em Santa Catarina, as reformas ocorridas nos anos de 1930 e 1940 na formação de professores demonstraram a preocupação do governo em fornece-lhes um conjunto de fundamentos científicos que procuravam constituir uma Pedagogia com bases cada vez mais racionais. Para tanto, o Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis constituiu-se em lócus privilegiado para a produção, discussão e divulgação das principais idéias pedagógicas do período em Santa Catarina, destacando-se a presença e atuação de João Roberto Moreira que como professor e Diretor do Instituto de Educação de Florianópolis estabeleceu forte vínculo do Instituto com o governo do estado, criou a "Estudos Educacionais", revista publicada pelo Curso Normal do Instituto, bem como constituiu importantes vínculos intelectuais, especialmente com Fernando de Azevedo e Roger Bastide. Em suas discussões produzidas no Instituto, Moreira privilegiou a temática em torno da constituição científica do campo pedagógico, fomentando a discussão sobre a necessidade de integração dos conhecimentos da Sociologia e da Psicologia Educacionais para a constituição de uma "Pedagogia Científica". |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 163 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educacao - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Historia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
Por uma psico-sociologia educacional: a contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de formação de professores catarinenses nos anos de 1930 a 1940 |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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