Abstract:
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O presente estudo analisou as idéias e concepções de João Roberto Moreira construídas, principalmente, no período em que atuou no Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis (1937-1943). Em Santa Catarina, as reformas ocorridas nos anos de 1930 e 1940 na formação de professores demonstraram a preocupação do governo em fornece-lhes um conjunto de fundamentos científicos que procuravam constituir uma Pedagogia com bases cada vez mais racionais. Para tanto, o Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis constituiu-se em lócus privilegiado para a produção, discussão e divulgação das principais idéias pedagógicas do período em Santa Catarina, destacando-se a presença e atuação de João Roberto Moreira que como professor e Diretor do Instituto de Educação de Florianópolis estabeleceu forte vínculo do Instituto com o governo do estado, criou a "Estudos Educacionais", revista publicada pelo Curso Normal do Instituto, bem como constituiu importantes vínculos intelectuais, especialmente com Fernando de Azevedo e Roger Bastide. Em suas discussões produzidas no Instituto, Moreira privilegiou a temática em torno da constituição científica do campo pedagógico, fomentando a discussão sobre a necessidade de integração dos conhecimentos da Sociologia e da Psicologia Educacionais para a constituição de uma "Pedagogia Científica". |