Educação de pessoas surdas: novos olhares sobre as questões do ensinar e do aprender língua portuguesa
Show full item record
Title:
|
Educação de pessoas surdas: novos olhares sobre as questões do ensinar e do aprender língua portuguesa |
Author:
|
Basso, Idavania Maria de Souza
|
Abstract:
|
Este trabalho tem por objetivo compreender as estratégias que as pessoas surdas elaboram durante o processo de aprendizagem da leitura e da escrita na sala de aula de ouvintes nas escolas regulares. O estudo envolveu as opiniões de três moças surdas sobre o processo de alfabetização. Com base na teoria histórico-cultural, procuramos captar quais foram as mudanças e rupturas no decorrer do tempo e do processo de constituição destas pessoas, a partir dos elementos: a relação com a leitura e a escrita, as estratégias de aprendizagem e formas de resistência e o "papel do outro". Os resultados demonstram o salto na qualidade da aprendizagem em situações educativas entre surdos sinalizadores a partir da experiência visual e da Língua de Sinais. Levou-se em consideração a atuação do "outro-surdo" e das coletividades surdas na constituição dos surdos como pessoas "não-deficientes". |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86127
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar