Educação de pessoas surdas: novos olhares sobre as questões do ensinar e do aprender língua portuguesa

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação de pessoas surdas: novos olhares sobre as questões do ensinar e do aprender língua portuguesa

Mostrar registro completo

Título: Educação de pessoas surdas: novos olhares sobre as questões do ensinar e do aprender língua portuguesa
Autor: Basso, Idavania Maria de Souza
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender as estratégias que as pessoas surdas elaboram durante o processo de aprendizagem da leitura e da escrita na sala de aula de ouvintes nas escolas regulares. O estudo envolveu as opiniões de três moças surdas sobre o processo de alfabetização. Com base na teoria histórico-cultural, procuramos captar quais foram as mudanças e rupturas no decorrer do tempo e do processo de constituição destas pessoas, a partir dos elementos: a relação com a leitura e a escrita, as estratégias de aprendizagem e formas de resistência e o "papel do outro". Os resultados demonstram o salto na qualidade da aprendizagem em situações educativas entre surdos sinalizadores a partir da experiência visual e da Língua de Sinais. Levou-se em consideração a atuação do "outro-surdo" e das coletividades surdas na constituição dos surdos como pessoas "não-deficientes".
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86127
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
197317.pdf 1.993Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar