Educação de pessoas surdas: novos olhares sobre as questões do ensinar e do aprender língua portuguesa
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Da Ros, Silvia Zanatta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Basso, Idavania Maria de Souza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T03:53:32Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T03:53:32Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
197317 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86127 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo compreender as estratégias que as pessoas surdas elaboram durante o processo de aprendizagem da leitura e da escrita na sala de aula de ouvintes nas escolas regulares. O estudo envolveu as opiniões de três moças surdas sobre o processo de alfabetização. Com base na teoria histórico-cultural, procuramos captar quais foram as mudanças e rupturas no decorrer do tempo e do processo de constituição destas pessoas, a partir dos elementos: a relação com a leitura e a escrita, as estratégias de aprendizagem e formas de resistência e o "papel do outro". Os resultados demonstram o salto na qualidade da aprendizagem em situações educativas entre surdos sinalizadores a partir da experiência visual e da Língua de Sinais. Levou-se em consideração a atuação do "outro-surdo" e das coletividades surdas na constituição dos surdos como pessoas "não-deficientes". |
pt_BR |
dc.format.extent |
144 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Surdos - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educacao |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Educação de pessoas surdas: novos olhares sobre as questões do ensinar e do aprender língua portuguesa |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar