A arte enquanto linguagem: uma reflexão sobre o curso de pedagogia da UNOESC - SMO /
Show full item record
Title:
|
A arte enquanto linguagem: uma reflexão sobre o curso de pedagogia da UNOESC - SMO / |
Author:
|
Bolfe, Petronila Maria
|
Abstract:
|
O presente estudo teve como meta principal identificar e analisar as concepções pedagógicas de Arte-Educação que perpassam os projetos de estágio dos acadêmicos docentes, concluintes do curso de Pedagogia Séries Iniciais da UNOESC - CAMPUS de São Miguel do Oeste. Nesse trabalho, são discutidos alguns conceitos de Arte-Educação a luz da obra de Ana Mae Barbosa e da Proposta Triangular, que tem por base um trabalho integrador das três facetas do conhecimento em Arte: a história da Arte (classificação de estilos, contextualização da obra), o fazer artístico (expressão com utilização de técnicas) e a leitura da obra de Arte (fruição, análise crítica e princípios estéticos. A análise dos resultados obtidos permite verificar que a questão da Arte-Educação no curso de Pedagogia, acima mencionado, exige maiores reflexões acerca da importância das linguagens artísticas para o desenvolvimento do educando-cidadão. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80168
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar