A arte enquanto linguagem: uma reflexão sobre o curso de pedagogia da UNOESC - SMO /

DSpace Repository

A- A A+

A arte enquanto linguagem: uma reflexão sobre o curso de pedagogia da UNOESC - SMO /

Show full item record

Title: A arte enquanto linguagem: uma reflexão sobre o curso de pedagogia da UNOESC - SMO /
Author: Bolfe, Petronila Maria
Abstract: O presente estudo teve como meta principal identificar e analisar as concepções pedagógicas de Arte-Educação que perpassam os projetos de estágio dos acadêmicos docentes, concluintes do curso de Pedagogia Séries Iniciais da UNOESC - CAMPUS de São Miguel do Oeste. Nesse trabalho, são discutidos alguns conceitos de Arte-Educação a luz da obra de Ana Mae Barbosa e da Proposta Triangular, que tem por base um trabalho integrador das três facetas do conhecimento em Arte: a história da Arte (classificação de estilos, contextualização da obra), o fazer artístico (expressão com utilização de técnicas) e a leitura da obra de Arte (fruição, análise crítica e princípios estéticos. A análise dos resultados obtidos permite verificar que a questão da Arte-Educação no curso de Pedagogia, acima mencionado, exige maiores reflexões acerca da importância das linguagens artísticas para o desenvolvimento do educando-cidadão.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80168
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
178031.pdf 5.240Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar