A arte enquanto linguagem: uma reflexão sobre o curso de pedagogia da UNOESC - SMO /
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Monteiro, Luis Gonzaga Mattos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bolfe, Petronila Maria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T11:12:15Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T11:12:15Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178031 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80168 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo teve como meta principal identificar e analisar as concepções pedagógicas de Arte-Educação que perpassam os projetos de estágio dos acadêmicos docentes, concluintes do curso de Pedagogia Séries Iniciais da UNOESC - CAMPUS de São Miguel do Oeste. Nesse trabalho, são discutidos alguns conceitos de Arte-Educação a luz da obra de Ana Mae Barbosa e da Proposta Triangular, que tem por base um trabalho integrador das três facetas do conhecimento em Arte: a história da Arte (classificação de estilos, contextualização da obra), o fazer artístico (expressão com utilização de técnicas) e a leitura da obra de Arte (fruição, análise crítica e princípios estéticos. A análise dos resultados obtidos permite verificar que a questão da Arte-Educação no curso de Pedagogia, acima mencionado, exige maiores reflexões acerca da importância das linguagens artísticas para o desenvolvimento do educando-cidadão. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte na educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
A arte enquanto linguagem: uma reflexão sobre o curso de pedagogia da UNOESC - SMO / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar