Registro de representação semiótica no estudo de porcentagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Registro de representação semiótica no estudo de porcentagem

Mostrar registro completo

Título: Registro de representação semiótica no estudo de porcentagem
Autor: Vizolli, Idemar
Resumo: Entendendo que é possível o aluno adquirir o conceito de porcentagem, a partir de atividades cuidadosamente elaboradas, recorreu-se à teoria dos registros de Representação Semiótica do Francês Raymond Duval e desenvolveu-se uma Seqüência Didática baseada na metodologia da Engenharia Didática. A Seqüência Didática é composta por sete atividades que visam conceituar a porcentagem enquanto proporção e abordam aspectos relativos ao sentido e significado operatório. Trabalhou-se concomitantemente os Registros de Representação Semiótica: Numérico (percentual, fracionário, decimal e proporcional); Geométrico; em Língua Natural; Tabela e Gráfico, destacando-se às funções cognitivas de tratamento e conversão, utilizando-se os procedimentos matemáticos proporcional; escalar; funcional e regra de três.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79884
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
178500.pdf 9.402Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar