Registro de representação semiótica no estudo de porcentagem

DSpace Repository

A- A A+

Registro de representação semiótica no estudo de porcentagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Damm, Regina Flemming pt_BR
dc.contributor.author Vizolli, Idemar pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T08:24:32Z
dc.date.available 2012-10-18T08:24:32Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 178500 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79884
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Entendendo que é possível o aluno adquirir o conceito de porcentagem, a partir de atividades cuidadosamente elaboradas, recorreu-se à teoria dos registros de Representação Semiótica do Francês Raymond Duval e desenvolveu-se uma Seqüência Didática baseada na metodologia da Engenharia Didática. A Seqüência Didática é composta por sete atividades que visam conceituar a porcentagem enquanto proporção e abordam aspectos relativos ao sentido e significado operatório. Trabalhou-se concomitantemente os Registros de Representação Semiótica: Numérico (percentual, fracionário, decimal e proporcional); Geométrico; em Língua Natural; Tabela e Gráfico, destacando-se às funções cognitivas de tratamento e conversão, utilizando-se os procedimentos matemáticos proporcional; escalar; funcional e regra de três. pt_BR
dc.format.extent vii, [200] f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Proporcao pt_BR
dc.subject.classification Semiotica pt_BR
dc.title Registro de representação semiótica no estudo de porcentagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
178500.pdf 9.402Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar