Registro de representação semiótica no estudo de porcentagem

DSpace Repository

A- A A+

Registro de representação semiótica no estudo de porcentagem

Show full item record

Title: Registro de representação semiótica no estudo de porcentagem
Author: Vizolli, Idemar
Abstract: Entendendo que é possível o aluno adquirir o conceito de porcentagem, a partir de atividades cuidadosamente elaboradas, recorreu-se à teoria dos registros de Representação Semiótica do Francês Raymond Duval e desenvolveu-se uma Seqüência Didática baseada na metodologia da Engenharia Didática. A Seqüência Didática é composta por sete atividades que visam conceituar a porcentagem enquanto proporção e abordam aspectos relativos ao sentido e significado operatório. Trabalhou-se concomitantemente os Registros de Representação Semiótica: Numérico (percentual, fracionário, decimal e proporcional); Geométrico; em Língua Natural; Tabela e Gráfico, destacando-se às funções cognitivas de tratamento e conversão, utilizando-se os procedimentos matemáticos proporcional; escalar; funcional e regra de três.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79884
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
178500.pdf 9.402Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar