A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
Show full item record
Title:
|
A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador |
Author:
|
Campos, Roselane de Fatima
|
Abstract:
|
Esta dissertação tem por objeto de estudo os processos de educação do trabalhador realizados na empresa. Procura analisar as estratégias gerenciais que visam promover a formação de um novo tipo de trabalhador, adequado aos novos requerimentos de qualificação, atitudes e comportamentos, demandados pelos processos de modernização tecnológica e organizacional em curso. O trabalho de pesquisa consiste em um estudo de caso de uma grande empresa do setor metalmecânico da cidade de Joinville. Os dados coletados procederam de três tipos de fontes: análise de documentos da empresa, entrevistas com trabalhadores selecionados a partir de um conjunto de critérios pré-estabelecidos e observação do fluxo da produção no chão-de-fábrica. A empresa estudada reestruturou sua planta industrial adotando tecnologias flexíveis e integradas, implantando um novo modelo de gestão de manufatura, baseado no sistema just in time e na multifuncionalidade dos operários. A análise dos dados da pesquisa revela que os processos de treinamento não abrangem uniformemente o conjunto de trabalhadores. Contrariamente, observa-se a presença de circuitos diferenciados de produção, distribuição, circulação e apropriação do conhecimento que apontam, sobretudo, para a reafirmação do controle heterogestionário do capital sobre o trabalho. Tal qual no sistema just in time, a empresa cuida para que não ocorra "desperdício" de conhecimento, provendo o trabalhador, "na medida certa", das informações que necessita para executar adequadamente o seu trabalho. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencia da Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77306
|
Date:
|
1997 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar