A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Shiroma, Eneida Oto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campos, Roselane de Fatima |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T02:51:20Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T02:51:20Z |
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dc.date.issued |
1997 |
|
dc.date.submitted |
1997 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
108258 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77306 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencia da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem por objeto de estudo os processos de educação do trabalhador realizados na empresa. Procura analisar as estratégias gerenciais que visam promover a formação de um novo tipo de trabalhador, adequado aos novos requerimentos de qualificação, atitudes e comportamentos, demandados pelos processos de modernização tecnológica e organizacional em curso. O trabalho de pesquisa consiste em um estudo de caso de uma grande empresa do setor metalmecânico da cidade de Joinville. Os dados coletados procederam de três tipos de fontes: análise de documentos da empresa, entrevistas com trabalhadores selecionados a partir de um conjunto de critérios pré-estabelecidos e observação do fluxo da produção no chão-de-fábrica. A empresa estudada reestruturou sua planta industrial adotando tecnologias flexíveis e integradas, implantando um novo modelo de gestão de manufatura, baseado no sistema just in time e na multifuncionalidade dos operários. A análise dos dados da pesquisa revela que os processos de treinamento não abrangem uniformemente o conjunto de trabalhadores. Contrariamente, observa-se a presença de circuitos diferenciados de produção, distribuição, circulação e apropriação do conhecimento que apontam, sobretudo, para a reafirmação do controle heterogestionário do capital sobre o trabalho. Tal qual no sistema just in time, a empresa cuida para que não ocorra "desperdício" de conhecimento, provendo o trabalhador, "na medida certa", das informações que necessita para executar adequadamente o seu trabalho. |
pt_BR |
dc.format.extent |
228f.| il., tabs |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação para o trabalho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalhadores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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