A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador

DSpace Repository

A- A A+

A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador

Show full item record

Title: A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
Author: Campos, Roselane de Fatima
Abstract: Esta dissertação tem por objeto de estudo os processos de educação do trabalhador realizados na empresa. Procura analisar as estratégias gerenciais que visam promover a formação de um novo tipo de trabalhador, adequado aos novos requerimentos de qualificação, atitudes e comportamentos, demandados pelos processos de modernização tecnológica e organizacional em curso. O trabalho de pesquisa consiste em um estudo de caso de uma grande empresa do setor metalmecânico da cidade de Joinville. Os dados coletados procederam de três tipos de fontes: análise de documentos da empresa, entrevistas com trabalhadores selecionados a partir de um conjunto de critérios pré-estabelecidos e observação do fluxo da produção no chão-de-fábrica. A empresa estudada reestruturou sua planta industrial adotando tecnologias flexíveis e integradas, implantando um novo modelo de gestão de manufatura, baseado no sistema just in time e na multifuncionalidade dos operários. A análise dos dados da pesquisa revela que os processos de treinamento não abrangem uniformemente o conjunto de trabalhadores. Contrariamente, observa-se a presença de circuitos diferenciados de produção, distribuição, circulação e apropriação do conhecimento que apontam, sobretudo, para a reafirmação do controle heterogestionário do capital sobre o trabalho. Tal qual no sistema just in time, a empresa cuida para que não ocorra "desperdício" de conhecimento, provendo o trabalhador, "na medida certa", das informações que necessita para executar adequadamente o seu trabalho.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencia da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77306
Date: 1997


Files in this item

Files Size Format View
108258.pdf 11.23Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar