| Title: | Promoção da acessibilidade e inclusão do módulo de exposição "como percebemos os aromas" do Laboratório de Divulgação Científica em Química (Quimidex): percepções, experiências e conhecimentos de pessoas da comunidade surda |
| Author: | Pereira, Leonésia Leandro |
| Abstract: |
O direito de acesso ao conhecimento para os surdos em espaços científicos e culturais vem sendo garantido pela legislação brasileira e por documentos norteadores das políticas museais. No entanto, no contexto brasileiro, a acessibilidade e a inclusão de surdos nesses espaços permanecem como demandas da comunidade surda e como temas poucos explorados do ponto de vista da pesquisa científica. Diante da complexidade dos desafios e das múltiplas barreiras comunicacionais e políticas que dificultam a plena participação dos surdos em espaços científicos e culturais, torna-se essencial abordar essas questões de forma crítica, com uma escuta sensível e comprometida com as vozes dessas comunidades. Nessa perspectiva, defende-se a tese de que a inclusão efetiva de pessoas surdas em espaços científicos e culturais é um processo complexo, que exige mais do que a adoção de recursos pontuais. Ela só é possível quando construída com o protagonismo da comunidade surda, sustentada por políticas institucionais de acessibilidade e com investimentos contínuos em pesquisas voltadas a essa temática. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como a colaboração da comunidade surda pode auxiliar na promoção da acessibilidade e da inclusão de surdos no módulo 4 da exposição permanente "A Química dos Perfumes" do Laboratório de Divulgação Científica em Química (Quimidex) da Universidade Federal de Santa Catarina, que explica a percepção dos odores, investigando de que forma esse processo contribui para a vivência de experiências e a aquisição de conhecimentos em Química/Ciências pelos participantes envolvidos. Nesta pesquisa, como um todo, adotamos uma abordagem qualitativa e o formato multipaper para a apresentação dos artigos científicos, que foram organizados de forma a refletir as diferentes etapas da pesquisa e processos de coleta de dados. O primeiro trata das experiências de acessibilidade em espaços científicos e culturais no Brasil publicadas entre 2002 e 2024, com base em uma pesquisa bibliográfica realizada em periódicos científicos, banco de dados de teses e dissertações e anais dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. O segundo artigo aborda o processo de constituição da exposição permanente do Quimidex, a partir de entrevistas realizadas com quatro pessoas que participaram ativamente do processo: uma professora de Química, uma profissional da Museologia, o técnico de Química do laboratório e um estudante do curso de Design Gráfico da instituição. O terceiro reflete sobre as barreiras e dificuldades encontradas nas atividades do módulo 4 para torná-las acessíveis e inclusivas aos surdos, segundo a perspectiva de três intérpretes educacionais e um professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ouvinte, dois professores de Libras surdos e uma pessoa surda oralizada, que residem em diferentes regiões do país. O quarto apresenta a análise do relato do processo de promoção da acessibilidade, iniciado no referido painel, a partir das perspectivas da pesquisadora e de uma estudante do curso de Química da mesma universidade. O quinto e último artigo avalia, na perspectiva de um professor surdo e sete estudantes de uma instituição de ensino superior de Florianópolis, Santa Catarina, as adequações de acessibilidade realizadas para incluir os surdos. De modo geral, os resultados demonstram que as pesquisas realizadas contribuíram para divulgar diversos recursos e estratégias de acessibilidade que favorecem a inclusão de surdos em espaços científicos e culturais. Destaca-se o papel fundamental de uma equipe interdisciplinar na constituição de exposições acessíveis, bem como a carência de profissionais intérpretes de Libras com formação na área de ciências. Ressalta-se, também, a importância de se estabelecer parcerias com a comunidade surda. Além disso, as adequações de acessibilidade implementadas foram avaliadas como satisfatórias e eficazes, favorecendo o processo educativo dos surdos no Quimidex. Considerando-se as limitações desta pesquisa, recomenda-se a realização de estudos posteriores e a continuidade das investigações e do trabalho de promoção de acessibilidade para o surdo no Quimidex. Abstract: The right of deaf people to access knowledge in scientific and cultural spaces has been guaranteed by Brazilian legislation and by documents guiding museum policies. However, in the Brazilian context, accessibility and inclusion of deaf people in these spaces remain issues raised by the deaf community and topics that have been little explored from the point of view of scientific research. Given the complexity of the challenges and of the multiple communication and political barriers that hinder the full participation of deaf people in scientific and cultural spaces, it is essential to address these issues critically, listening sensitively and with commitment to the voices of these communities. From this perspective, it is argued that the effective inclusion of deaf people in scientific and cultural spaces is a complex process that requires more than the adoption of specific resources. It is only possible when built with the leadership of the deaf community, supported by institutional accessibility policies and continuous investment in research focused on this theme. Thus, the main objective of this research was to analyse how collaboration with the deaf community can help promoting accessibility and inclusion for deaf people in the module 4 of the permanent exhibition "The Chemistry of Perfumes", at the Laboratory for Scientific Dissemination in Chemistry (Quimidex) at the Federal University of Santa Catarina, which explains the perception of odours, investigating how this process contributes to the participants' experiences and knowledge acquisition in Chemistry/Science. In this research, as a whole, a qualitative approach and the multipaper format were adopted for the presentation of scientific articles, which were organized to reflect different research steps and data collection processes. The first article deals with experiences of accessibility in scientific and cultural spaces in Brazil published between 2003 and 2023, based on a bibliographic search conducted in scientific journals, thesis and dissertation databases, and proceedings of the National Meetings on Science Education Research. The second article addresses the process of setting up the permanent exhibition at Quimidex, based on interviews with four people who actively participated in the process: a chemistry teacher, a museology professional, the laboratory's chemistry technician, and a student from the institution's Design course. The third one reflects on the barriers and difficulties found in the activities of module 4 to make them accessible and inclusive for deaf people, according to the perspective of three educational interpreters and a listening Brazilian Sign Language (Libras) teacher, two deaf Libras teachers, and an oralized deaf person, who live in different regions of the country. The fourth one presents an analysis of the report on the process of promoting accessibility, initiated in the panel, from the perspectives of the researcher and a student in the Chemistry course at the same university. The fifth and final article evaluates, from the perspective of a deaf teacher and seven students at a higher education institution in Florianópolis, Santa Catarina, the accessibility adjustments made to include deaf people. Overall, the results show that the research conducted contributed to disseminating various accessibility resources and strategies that favour the inclusion of deaf people in scientific and cultural spaces. The fundamental role of an interdisciplinary team in creating accessible exhibitions stands out, as does the lack of professional Libras interpreters with sciences training . The importance of establishing partnerships with the deaf community is also highlighted. In addition, the accessibility adaptations implemented were evaluated as satisfactory and effective, favouring the educational process of deaf people at Quimidex. Considering the limitations of this research, further studies and continued investigation and work to promote accessibility for deaf people at Quimidex are recommended. |
| Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269184 |
| Date: | 2025 |
| Files | Size | Format | View |
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| PECT0640-T.pdf | 15.44Mb |
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