Title: | Controvérsias sociocientíficas para a promoção da alfabetização científica na educação de jovens e adultos: interlocuções possíveis |
Author: | Carpeggiani Junior, Sergio Pedro |
Abstract: |
Ao longo desta dissertação, foi apresentado um estudo voltado a identificar possíveis contribuições na abordagem de Controvérsias Sociocientíficas (CSC) para a Alfabetização Científica (AC) de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Florianópolis. Tal contexto foi escolhido devido ao seu modelo de trabalho, denominado Pesquisa como Princípio Educativo (PPE), que tem como base a docência compartilhada em sala de aula, a participação ativa dos estudantes no processo de construção de conhecimentos, a partir da problematização de questões do seu dia a dia e o desenvolvimento de pesquisas como meio de obter respostas. Dessa forma, desenvolveu-se a seguinte pergunta de pesquisa: quais as potencialidades apontadas por estudos na abordagem de Controvérsias Sociocientíficas para a Alfabetização Científica que podem contribuir para o desenvolvimento da EJA de Florianópolis? Para respondê-la, por meio de uma Análise Textual Discursiva (ATD), realizou-se um estudo baseado em trinta e seis arquivos selecionados a partir de uma análise documental que vão desde documentos que estruturam a EJA nacional e municipal, bem como em duas revisões bibliográficas: uma sobre pesquisas que abordam a AC na EJA, e outra sobre as CSC na modalidade. Como resultados, identificaram-se dificuldades com relação à proposta de trabalho, à participação dos estudantes, à necessidade de melhorar a formação inicial e continuada, à falta de experiência com a docência na EJA, aos empecilhos no trabalho coletivo, aos problemas com a organização escolar e também com as pressões externas. Por outro lado, identificaram-se potencialidades na abordagem de CSC na EJA, que apontam para: melhorias na participação e confiança dos estudantes; criação de conexões entre o cotidiano e as discussões dos temas em sala de aula; estímulo ao protagonismo social; construção de conhecimentos pelos estudantes; melhoria na compreensão sobre a Natureza da Ciência (NdC); desenvolvimento da criticidade; e construção de interlocução e interdisciplinaridade entre docentes de diferentes áreas. Dessa forma, avaliou-se que a abordagem de CSC na EJA de Florianópolis pode contribuir não somente para o alcance dos objetivos traçados pela modalidade no município, como também para a AC dos estudantes, promovendo a criticidade e a atuação na sociedade por esses sujeitos. Por outro lado, identificou-se, na EJA de Florianópolis, um interessante campo para o desenvolvimento de pesquisas com CSC voltadas à AC, uma vez que esse espaço oferece elementos como tempo para planejamento coletivo, docência compartilhada e uma proposta de trabalho que promove os estudantes a um lugar de destaque em sala de aula ? elementos que entendemos como essenciais para a abordagem de tais temas. Abstract: Throughout this dissertation, a study was presented aimed at identifying potential contributions of the approach of Socio-scientific Controversies (CSC) to Scientific Literacy (SL) for students in the Youth and Adult Education (EJA) program in Florianopolis. This context was chosen due to its working model, called Research as an Educational Principle (PPE), which is based on shared teaching in the classroom, the active participation of students in the process of knowledge construction, through the problematization of everyday issues, and the development of research as a means of obtaining answers. Thus, the following research question was developed: what are the potentialities pointed out by studies in the approach of Socioscientific Controversies for Scientific Literacy that can contribute to the development of EJA in Florianópolis? To answer this question, through a Discursive Textual Analysis (DTA), a study was conducted based on thirty-six documents selected from a documentary analysis of the documents that structure EJA at the national and municipal levels, as well as two literature reviews: one on research addressing SL in EJA and another on CSC in this modality. The results identified difficulties related to the work proposal, student participation, the need for improved initial and continuing teacher training, lack of experience with teaching in EJA, challenges in collective work, issues with school organization, and external pressures. On the other hand, potentialities in the approach of CSC in EJA were identified, which point to: improvements in student participation and confidence; the creation of connections between daily life and classroom discussions of the topics; encouragement of social protagonism; student-driven knowledge construction; enhanced understanding of the Nature of Science (NOS); the development of critical thinking; and the establishment of communication and interdisciplinarity among teachers from different areas. Thus, it was assessed that the approach of CSC in EJA in Florianopolis can contribute not only to achieving the objectives set for the modality in the municipality but also to the SL of students, fostering their critical thinking and participation in society. Furthermore, it was identified that EJA in Florianopolis presents an interesting field for the development of research on CSC aimed at SL, as this setting offers elements such as time for collective planning, shared teaching, and a work proposal that promotes students to a prominent position in the classroom?elements that we consider essential for the approach of such themes. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265542 |
Date: | 2025 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PECT0622-D.pdf | 2.131Mb |
View/ |