Táticas de professores catarinenses em períodos de Escola Nova: o caso dos Comunicados Escolares de aritmética

DSpace Repository

A- A A+

Táticas de professores catarinenses em períodos de Escola Nova: o caso dos Comunicados Escolares de aritmética

Show full item record

Title: Táticas de professores catarinenses em períodos de Escola Nova: o caso dos Comunicados Escolares de aritmética
Author: Schneider, Cintia
Abstract: As primeiras décadas do século XX marcaram o campo educacional pelo Movimento da Escola Nova, que ocorreu em diversos lugares do mundo sob a ótica da renovação do ensino, em que a escola passaria a se centrar na criança e, assim, em suas experiências, necessidades e interesses. Em Santa Catarina, o cenário escolanovista é verificado, via fontes legislativas, a partir da década de 1930, com a Reforma Trindade (1935), e durante a década de 1940, com a Reforma Elpídio Barbosa (1946). Tendo como cenário esse recorte temporal, se procurou elucidar, no âmbito da História da Educação Matemática: ?Como se caracteriza a metodologia do ensino de aritmética catarinense, em períodos de escolanovismo?? Para isso, tomou-se como objetivo principal caracterizar aspectos referentes à metodologia de ensino de aritmética catarinense, no período da Reforma Trindade e da Reforma Elpídio Barbosa, tempos de Escola Nova, privilegiando, como fontes de pesquisa, os vestígios oriundos da cultura escolar. Esta tese, que tem por cerne a historiografia, fundamenta-se na história cultural, além de mobilizar referenciais acerca da cultura escolar, estratégias e táticas. O referencial teórico sobre as estratégias e as táticas de Certeau inspirou os demais debates que tratam das práticas cotidianas, dos atores anônimos e dos produtos dessa criação anônima. E para que isso ocorresse, foi necessário ultrapassar as barreiras das indicações normativas e prescritivas e, a partir do diálogo com estas, se aproximar das intenções de quem vivia a sala de aula, mas que estava sujeito a prescrições verticalizadas. Sendo assim, a empiria empreendida são as legislações (História Oficial) e, especialmente, os Comunicados Escolares e alguns Planos de aula (História Real). Os Comunicados Escolares eram documentos redigidos pelos professores com base em alguma situação vivenciada na escola e que deveriam utilizar como argumento conceitos de vários autores, com citação de obras. Nesse ponto, foi possível perceber regularidades nas citações, sendo que, após a análise das obras utilizadas, verificou-se que os professores citavam os mesmos trechos das mesmas obras, com destaque para a autoria de Aguayo, e que utilizavam essas citações para respaldar a ideia de que tinham contato com os originais. Ou seja, a estratégia do governo em direcionar os professores a realizar leituras sobre, especialmente, a metodologia da Escola Nova, teve como reação a tática docente de réplica das mesmas citações em diversos documentos, indicando que talvez não ocorria a leitura crítica dessas obras. Isso ocorreu com a obra de D?Ávila, considerado um vetor, visto que ele mencionou diversos autores que os professores citavam, ou seja, os professores tiveram acesso a obra dele e, sem creditar, utilizavam passagens citadas por ele, suscitando a impressão de que tinham acesso a todas as obras referenciadas, inclusive algumas de relevância internacional. Com esses fatos, conclui-se que as reuniões, em que os Comunicados eram apreciados e que estudos deveriam ser realizados, não tinham espaço para momentos de reflexão. Possivelmente, o que ocorria eram determinações, dos fortes sobre os fracos, no caso, os professores. Estes buscando atender às exigências de seus superiores, eles recorriam ao que Certeau chama de astúcia, transcrevendo trechos sem um aprofundamento adequado. Chega-se, assim, à tese de que, apesar do esforço empregado pelos meios oficiais de propagar as ideias escolanovistas nas escolas catarinenses nas décadas de 30, 40 e início de 50, ao se tratar da metodologia do ensino de aritmética, esta se caracteriza como uma Escola Nova catarinense singular, que tinha ênfase no uso de materiais concretos e ilustrações e uma aproximação sutil com centros de interesse, em que o ensino das operações deveria ter relação com situações cotidianas e ser sequencial, com progressão gradual na quantidade de dígitos. Ou seja, defendiam-se, normativamente, preceitos semelhantes as maiores cidades brasileiras, contudo, com dificuldade em aplicar estas ideias, os professores redigiam documentos de forma a evidenciar que conheciam a Escola Nova, mas no cotidiano escolar, permaneciam utilizando os métodos intuitivos.Abstract: The first decades of the 20th century marked the educational field by the New School Movement, which occurred in several places around the world under the perspective of the renewal of teaching, in which the school would focus on the child and, thus, on their experiences, needs and interests. In Santa Catarina, the New School scenario was verified, through legislative sources, from the 1930s, with the Trindade Reform (1935), and during the 1940s, with the Elpídio Barbosa Reform (1946). With this time frame as a backdrop, we sought to elucidate, within the scope of the History of Mathematics Education: ?How is the methodology of teaching arithmetic in Santa Catarina characterized, during the New School periods?? To this end, the main objective was to characterize aspects related to the methodology of teaching arithmetic in Santa Catarina, during the Trindade Reform and the Elpídio Barbosa Reform, times of the New School, privileging, as research sources, the vestiges originating from the school culture. This thesis, which has historiography at its core, is based on cultural history, and also mobilizes references about school culture, strategies and tactics. Certeau's theoretical framework on strategies and tactics inspired other debates that deal with everyday practices, anonymous actors and the products of this anonymous creation. And for this to happen, it was necessary to overcome the barriers of normative and prescriptive indications and, based on dialogue with them, to get closer to the intentions ofthose who lived in the classroom, but who were subject to verticalized prescriptions. Therefore, the empirical evidence used is the legislation (Official History) and, especially, the School Announcements and some lesson plans (Real History). The School Announcements were documents written by teachers based on some situation experienced at school and which should use concepts from various authors as arguments, with citations of works. At this point, it was possible to notice regularities in the citations, and after analyzing the works used, it was found that the teachers cited the same passages from the same works, with emphasis on those authored by Aguayo, and that they used these citations to support the idea that they had contact with the originals. In other words, the government's strategy of directing teachers to read, especially on the methodology of the New School, had as a reaction the teaching tactic of replicating the same citations in various documents, indicating that perhaps critical reading of these works did not occur. This occurred with the work of D'Ávila, considered a vector, since he mentioned several authors that the teachers cited, in other words, the teachers had access to his work and, without giving credit, used passages cited by him, giving the impression that they had access to all the referenced works, including some of international relevance. Based on these facts, it can be concluded that the meetings, in which the Communiqués were assessed and studies were to be carried out, did not have space for moments of reflection. Possibly, what was happening were determinations, from the strong over the weak, in this case, the teachers. The latter, seeking to meet the demands of their superiors, resorted to what Certeau calls cunning, transcribing excerpts without adequate depth. Thus, we arrive at the thesis that, despite the effort made by the official media to propagate the New School ideas in Santa Catarina schools in the 1930s, 1940s and early 1950s, when it comes to the methodology of teaching arithmetic, this is characterized as a unique Santa Catarina New School, which emphasized the use of concrete materials and illustrations and a subtle approach to centers of interest, in which the teaching of operations should be related to everyday situations and be sequential, with a gradual progression in the number of digits. In other words, normatively, precepts similar to those in the largest Brazilian cities were defended, however, with difficulty in applying these ideas, teachers wrote documents in such a way as to demonstrate that they knew the New School, but in their daily school life, they continued to use intuitive methods.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264932
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PECT0616-T.pdf 1.421Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar