Title: | A decolonialidade quadrinística e os saberes locais na formação de professores de ciências |
Author: | Ferreira, Kassiano Ademir Amorim |
Abstract: |
Essa pesquisa estabelece relações entre a formação de professores de ciências, Histórias em Quadrinhos e teorias da decolonialidade, inserindo também discussões sobre os saberes locais. Para tal, foi realizado um curso de formação com licenciandos em Ciências da Natureza, curso ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, na cidade de Senhor do Bonfim-BA. Tanto o curso quanto a cidade e região onde está inserido, são subalternizados visto que estão dentro do interior da Bahia, local marcado pelo bioma Caatinga, que além das secas ainda lida com estereótipos e determinações de ser um local subdesenvolvido e sem grandes perspectivas e conhecimentos. Já o curso da UNIVASF sofre com esse processo de ficar às margens, por ser uma licenciatura de um campus pequeno de uma universidade pequena. Nesse curso de formação o objetivo era discutir com os licenciandos a relação entre saberes locais e ensino de ciências a partir de HQs, buscando nesse processo as contribuições que essa relação possui na formação docente. Alinhado com essa perspectiva, todo o processo foi permeado pela chamada Decolonialidade Quadrinística, que converge com o campo decolonial, que questiona os padrões hegemônicos de poder ao mesmo tempo que propõe teorias e práticas a partir dos sujeitos oprimidos e invisibilizados, dentro das páginas das HQs. Essa presença da Decolonialidade Quadrinística possibilitou debater com os licenciandos a importância das HQs para a sua formação como professores de ciências, bem como discutir saberes locais analisando e construindo HQs, além de produzirem práticas de ensino decoloniais, interligadas com sua realidade. Utilizando de elementos da decolonialidade, bem como das teorias e metodologias da Análise de Discurso (AD) franco-brasileira, as produções dos licenciandos durante o curso foram analisadas. A AD é uma corrente teórica-metodológica que estuda os discursos em suas várias formas e busca compreender a produção de sentidos a partir da relação paráfrase-polissemia, bem como fatores históricos e sociais que constituem o sujeito. Com esse arcabouço teórico foram analisadas as três produções escritas dos licenciandos, realizadas no decorrer do curso de formação: a análise de uma HQ para uma aula de ciências; a roteirização de uma HQ; relato final do projeto de intervenção pedagógica. As produções revelam que as HQs facilitam a inserção das discussões decoloniais, assim como permitiram aos licenciandos novas perspectivas e possibilidades para suas aulas de ciências, incluindo mais reflexões sobre o que é a ciência e como ela se constitui socialmente, ao mesmo tempo que expõem uma resistência a discussões que questionem a tradição científica, mostrando como as marcas da colonialidade ainda estão presentes. Mas a partir das análises é evidenciado que a Decolonialidade Quadrinística traz contribuições para os professores em formação, já que é notável que em decorrência desse curso de formação os licenciandos não ficaram restritos ao ensino tradicional e que enxergam nas HQs possibilidades para um ensino de ciências mais diversificado, reflexivo e com formação social. Indo além de cumprir atividades pedidas, ficou evidente que os licenciandos se envolveram nessas produções e discussões e que as reflexões e questionamentos foram levados para o resto da sua formação como futuros professores de ciências. Abstract: This research establishes relationships between the training of science teachers, Comics, and theories of decoloniality, also inserting discussions about local knowledge. To this end, a training course was held with undergraduate students in Natural Sciences, a course offered by the Federal University of Vale do São Francisco, UNIVASF, in the city of Senhor do Bonfim BA. Both the course and the city and region where it is inserted, are subordinated since they are within the interior of Bahia, a place marked by the Caatinga biome, which in addition to droughts still deals with stereotypes and determinations of being an underdeveloped place without great perspectives and knowledge. The UNIVASF course, on the other hand, suffers from this process of being on the margins, as it is a degree from a small campus of a small university. In this training course, the objective was to discuss with the licentiate students the relationship between local knowledge and science teaching from comics, seeking in this process the contributions that this relationship has in teacher training. In line with this perspective, the entire process was permeated by the so-called Comic Book Decoloniality, which converges with the decolonial field, which questions the hegemonic patterns of power while proposing theories and practices based on oppressed and invisible subjects, within the pages of comics. This presence of Comic Book Decoloniality made it possible to debate with the undergraduates the importance of comics for their training as science teachers, as well as discussing local knowledge by analyzing and constructing comics, in addition to producing decolonial teaching practices, interconnected with their reality. Using elements of decoloniality, as well as the theories and methodologies of Franco-Brazilian Discourse Analysis (DA), the productions of the undergraduates during the course were analyzed. DA is a theoretical-methodological current that studies discourses in their various forms and seeks to understand the production of meanings from the paraphrase-polysemy relationship, as well as historical and social factors that constitute the subject. With this theoretical framework, the three written productions of the undergraduates, conducted during the training course, were analyzed: the analysis of a comic for a science class; the scripting of a comic; Final report of the pedagogical intervention project. The productions reveal that comics facilitate the insertion of decolonial discussions, as well as allowing undergraduates new perspectives and possibilities for their science classes, including more reflections on what science is and how it is socially constituted, while exposing a resistance to discussions that question the scientific tradition, showing how the marks of coloniality are still present. But from the analyses it is evidenced that Comic Decoloniality brings contributions to teachers in training, since it is notable that as a result of this training course the licentiate students were not restricted to traditional teaching and that they see in comics possibilities for a more diversified, reflective science teaching with social formation. Going beyond fulfilling the requested activities, it was evident that the undergraduates were involved in these productions and discussions and that the reflections and questions were taken to the rest of their training as future science teachers. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264742 |
Date: | 2025 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PECT0613-T.pdf | 4.416Mb |
View/ |