Title: | O ensino de física para pessoas com deficiência visual: formação permanente a partir da análise de produções acadêmicas da área |
Author: | Nascimento, Vinicius de Oliveira |
Abstract: |
No cotidiano, é frequente nos depararmos com informações visuais em diversos meios, como outdoors, placas, livros e telas, que podem constituir uma barreira à inclusão de indivíduos com deficiência visual e dificultar sua participação em espaços sociais, gerando uma sensação de exclusão. Tais obstáculos também se estendem ao ambiente escolar, onde o texto escrito é uma ferramenta para o aprendizado comum. Conforme dados do IBGE (2012), cerca de 18,8% da população brasileira apresenta dificuldades visuais, com 3,4% declarando possuir deficiência visual. Diante desse contexto, a presente pesquisa visa investigar os desafios e as possibilidades no ensino de Física para pessoas com deficiência visual, por meio de uma revisão bibliográfica de eventos importantes na área. O objetivo consiste em compreender as principais barreiras enfrentadas pelos estudantes com deficiência visual no ensino de Física, bem como identificar elementos teórico-práticos que possam contribuir para a proposição de uma formação permanente de educadores para o enfrentamento desses desafios, tornando suas aulas mais acessíveis. A partir da análise, conclui-se que ações que coloquem os educadores em contextos formativos favoráveis, como o proposto nesta dissertação, podem contribuir para que os medos, mitos e problemas formativos sejam superados, possibilitando um ambiente mais acessível e acolhedor para os estudantes com deficiência visual, considerando suas capacidades mentais e intelectuais de maneira equivalente às de qualquer estudante, assegurando seus direitos como cidadãos. Abstract: In everyday life, we often come across visual information in various media, such as billboards, signs, books and screens, which can constitute a barrier to the inclusion of visually impaired individuals and hinder their participation in social spaces, generating a sense of exclusion. These obstacles also extend to the school environment, where written text is a common learning tool. According to IBGE (2012) data, around 18.8% of the Brazilian population has visual difficulties, with 3.4% reporting visual impairment. Given this context, this research aims to investigate the challenges and possibilities of teaching physics to people with visual impairments by means of a literature review of important events in the field. The aim is to understand the main barriers faced by visually impaired students when teaching physics, as well as to identify theoretical and practical elements that can contribute to proposing ongoing training for educators to face these challenges, making their classes more accessible. Based on the analysis, it is concluded that actions that place educators in favorable training contexts, such as the one proposed in this dissertation, can help overcome fears, myths and training problems, enabling a more accessible and welcoming environment for students with visual impairment, considering their mental and intellectual capacities as well as those of any student, ensuring their rights as citizens. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264419 |
Date: | 2024 |
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PECT0609-D.pdf | 1.724Mb |
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