The role of written feedback in enhancing L2 script development in a digital story created by undergraduates: Vanessa de Deus Rocha ; orientadora, Maria Ester Wollstein Moritz.

DSpace Repository

A- A A+

The role of written feedback in enhancing L2 script development in a digital story created by undergraduates: Vanessa de Deus Rocha ; orientadora, Maria Ester Wollstein Moritz.

Show full item record

Title: The role of written feedback in enhancing L2 script development in a digital story created by undergraduates: Vanessa de Deus Rocha ; orientadora, Maria Ester Wollstein Moritz.
Author: Rocha, Vanessa de Deus
Abstract: Feedback escrito pode ser definido como um tipo de feedback negativo, pois ocorre apenas quando os alunos encontram problemas linguísticos. As correções textuais podem ser feitas explicitamente, quando o professor indica o erro e fornece a resposta correta, ou implicitamente, quando o professor apenas indica que há algo a ser revisado. Com base nesses conceitos, esta pesquisa tem como objetivos gerais: a) investigar a contribuição do feedback escrito para a produção de uma história digital por aprendizes de Inglês como segunda língua; b) Examinar como esses aprendizes veem a relação entre o feedback fornecido e as melhorias na versão final da história digital. Contação de histórias é uma prática que faz parte da vida dos seres humanos desde o princípio, quando suas habilidades linguísticas começam a se desenvolver, servindo tanto como fonte de entretenimento quanto de informação. Recentemente, recursos digitais foram incorporados a tal prática resultando no que tem sido chamado de "contação de histórias digitais", que é a prática de contar histórias fazendo uso de recursos digitais. De forma geral, histórias digitais podem ser definidas como um recurso digital contendo uma mistura de imagens digitais, texto, narração oral gravada, videoclipes e/ou música com duração entre dois e dez minutos. Os temas abordados refletem a perspectiva do autor sobre um determinado assunto de sua escolha. Entendendo que a tecnologia pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de uma segunda língua, esta pesquisa teve como objetivos específicos: (1) Investigar as mudanças entre os três textos e como os aprendizes justificam essas mudanças; (2) Analisar até que ponto as mudanças contribuem para o desenvolvimento do texto; (3) Investigar a compreensão dos aprendizes sobre o feedback recebido e sua contribuição para o desenvolvimento do roteiro. O estudo foi realizado com doze alunos de graduação matriculados no curso de Língua Inglesa - Intermediário III na UNEB, uma universidade pública no nordeste do Brasil. O processo de coleta de dados envolveu a produção de uma história digital para a qual os participantes receberam feedback escrito duas vezes durante o desenvolvimento do roteiro. O estudo concentrou-se especificamente nesta etapa para entender a contribuição do feedback para o desenvolvimento do roteiro. Os resultados mostraram os textos dos participantes melhoraram progressivamente após receber o feedback, o que parece demonstrar a contribuição do feedback recebido durante o processo. As mudanças consistiram em questões de linguagem (gramática, ortografia, vocabulário, pontuação, entre outros), organização textual e desenvolvimento de ideias, como fornecer o ponto de vista do autor no texto, o que é uma característica de uma história digital. Em relação à compreensão dos participantes sobre o feedback recebido, eles reconheceram a contribuição do feedback e destacaram sua preferência por receber feedback direto ao invés do indireto. Os participantes também mencionaram a clareza do feedback, que também foi uma contribuição positiva para as melhorias que fizeram em sua produção escrita.Abstract: Written feedback might be defined as a type of negative feedback as it occurs only when students encounter linguistic problems. Teachers are expected to provide learners with comments and suggestions of text improvement. Textual corrections can be made explicitly, when the teacher indicates the error and provides the correct response, or implicitly, when the teacher only indicates that there is something to be revised. Based on these concepts, this research aimed (i) To investigate the contribution of written feedback to the production of a digital story by learners of English as a second language; and (ii) To look into how these learners see the relation between the feedback provided and the improvements in the final version of the digital story. Storytelling is a practice that has been part of human life since the beginning, when their language skills start to develop, serving both as a source of entertainment and information. Recently, digital resources have been incorporated into this practice, resulting in what has been called \"digital storytelling\", which is the practice of storytelling using digital resources. Broadly speaking, digital stories can be defined as a digital resource containing a mixture of digital images, text, recorded oral narration, video clips, and/or music lasting between two and ten minutes. The topics covered reflect the author's perspective on a chosen subject. Understanding that technology can be an effective tool for second language development, this research has the following specific objectives: (1) To investigate the changes among the three drafts and how learners justify these changes (2) To analyze to what extent the changes between the drafts contribute to text development; (3) To investigate learners understanding of feedback received and its contribution to script development. The study was carried out with twelve undergraduate students enrolled in Língua Inglesa - Intermediário III course at UNEB, a public university in the northeast of Brazil. Data collection process involved the production of a digital story for which participants received written feedback twice during script development. The study focused specifically on this step in order to understand feedback contribution to script development. Results showed that participants' text consistently changed after feedback. Major changes occurred especially after receiving the first feedback. Participants' texts improved progressively after receiving feedback which might demonstrate feedback contribution to their script development. The changes consisted language issues (grammar, spelling, vocabulary, punctuation among others), textual organization and ideas development which included providing the author's point of view in the text, which is a characteristic of a digital story. Regarding participants' understanding concerning the feedback received, they acknowledged feedback contribution and pointed out their preference for receiving direct feedback instead of the indirect one. Participants also mentioned feedback clarity which was also a positive contribution to the improvements they made on their written piece.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264128
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PPGI0258-T.pdf 2.266Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar