A educação ético-crítica como possibilidade para a superação dos obstáculos axiológicos à formação científico-tecnológica

DSpace Repository

A- A A+

A educação ético-crítica como possibilidade para a superação dos obstáculos axiológicos à formação científico-tecnológica

Show full item record

Title: A educação ético-crítica como possibilidade para a superação dos obstáculos axiológicos à formação científico-tecnológica
Author: Santos, Jefferson da Silva
Abstract: Estudos, no âmbito da axiologia, têm sinalizado que o processo de valoração é inerentemente relacional. Ao considerar esse princípio na produção dos conhecimentos científico-tecnológicos, desvelam-se algumas inconsistências na separação entre ciência e tecnologia, bem como na defesa da tese da neutralidade, principalmente por conta das influências e impactos da tecnociência nas dinâmicas econômicas, políticas, culturais, históricas, ambientais e educacionais. A noção de neutralidade na tecnociência está vinculada à cristalização dos valores que dificultam a ruptura com crenças e métodos ultrapassados, constituindo-se como obstaculizadores a um entendimento crítico das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, cujas limitações se refletem também no processo de ensino e aprendizagem. Ao considerar o papel fundamental da educação na desmistificação da neutralidade na tecnociência, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar como uma proposta formativa, orientada por uma práxis axiológico-transformadora, contribui para a constituição de uma educação científico-tecnológica ético-crítica. A educação ético-crítica é uma perspectiva político-pedagógica cujas bases teórico-metodológicas permitem a realização de processos formativos com vistas ao desenvolvimento da conscientização e humanização dos educandos. Destarte, foi realizado um processo formativo, com licenciandos em Educação do Campo (habilitação em Ciências da Natureza e Matemática), bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, seguindo as etapas da Investigação Temática. A formação foi realizada remotamente, por conta das restrições da pandemia de SARS-CoV-2, ocorrendo em momentos síncronos (reuniões por vídeo chamadas) e momentos assíncronos (estudos dirigidos realizados em plataformas digitais), desenvolvidos em alguns núcleos de atuação do programa na região do recôncavo baiano. Neste estudo, foram considerados os núcleos de Iraquara e Jaíba. As informações sobre cada uma das localidades, obtidas em fontes primárias (diálogos com os participantes da formação) e secundárias (jornais, livros, sites etc.), compuseram a etapa do Levantamento Preliminar e foram organizadas coletivamente por meio da Análise Textual Discursiva. Após, utilizou-se o Instrumento Dialético-Axiológico para definir os Temas Geradores, o que resultou em três temas para cada núcleo. Contudo, foi necessário selecionar apenas um dos temas no contexto de Jaíba e outro relacionado à Iraquara para cindi-los em objetivos, conhecimentos e práticas a serem desenvolvidos no ensino de ciências, processo que foi realizado a partir do Ciclo Temático e da Ferramenta de cisão do Tema Gerador. Destaca-se que, com esse estudo, os valores foram compreendidos como elementos hermenêutico-fenomenológicos que podem traduzir as relações humanas em seus contextos históricos, sociais e materiais. Nesse sentido, o conceito de obstáculo axiológico foi concebido para caracterizar os valores que são impeditivos à ruptura de crenças, hábitos e costumes limitadores ao desenvolvimento de uma consciência ético-crítica. A utilização do Instrumento Dialético-Axiológico e a elaboração da Ferramenta de cisão do Tema Gerador, no âmbito de uma formação de professores de ciências, foram evidenciadas como alternativas inéditas e viáveis para a implementação de uma práxis axiológico-transformadora. O potencial praxiológico de ambas ferramentas pode ser percebido na: seleção das falas significativas; identificação dos valores obstaculizadores à conscientização e humanização do outro; denúncia das concepções de tecnociência e de práticas educativas baseadas no mito da neutralidade; elaboração de programações curriculares comprometidas com a superação dos valores obstaculizadores a uma compreensão crítica das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.Abstract: Studies in the field of axiology have indicated that the process of valuation is inherently relational. When considering this principle in the production of scientific-technological knowledge, some inconsistencies in the separation between science and technology are revealed, as well as in the defense of the thesis of neutrality, mainly due to the influences and impacts of technoscience on economic, political, cultural, historical, environmental and educational dynamics. The notion of neutrality in technoscience is linked to the crystallization of values that make it difficult to break with outdated beliefs and methods, constituting an obstacle to a critical understanding of the relationships between Science, Technology and Society, whose limitations are also reflected in the teaching and learning process. Considering the fundamental role of education in demystifying neutrality in technoscience, the objective of this research is to investigate how a formative proposal, guided by an axiological-transformative praxis, contributes to the constitution of an ethical-critical scientific-technological education. Ethical-critical education is a political-pedagogical perspective whose theoretical-methodological bases allow for the implementation of training processes aimed at developing awareness and humanization of students. Thus, a training process was carried out with undergraduate students in Rural Education (specialization in Natural Sciences and Mathematics) scholarship holders and supervisors of the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation of the Federal University of Recôncavo da Bahia, following the stages of the Thematic Investigation. The training was carried out remotely, due to the restrictions of the SARS-CoV-2 pandemic, occurring in synchronous moments (video call meetings) and asynchronous moments (guided studies carried out on digital platforms), developed in some centers of action of the program in the region of Recôncavo Bahia. In this study, the centers of Iraquara and Jaíba were considered. The information about each of the locations, obtained from primary sources (dialogues with the training participants) and secondary sources (newspapers, books, websites, etc.), comprised the Preliminary Survey stage and were collectively organized through Discursive Textual Analysis. Afterwards, the Dialectical-Axiological Instrument was used to define the Generating Themes, which resulted in three themes for each nucleus. However, it was necessary to select only one of the themes in the context of Jaíba and another related to Iraquara to split them into objectives, knowledge and practices to be developed in science teaching, a process that was carried out based on the Thematic Cycle and the Generating Theme Splitting Tool. It is noteworthy that, with this study, the values were understood as hermeneutic-phenomenological elements that can translate human relations in their historical, social and material contexts. In this sense, the concept of axiological obstacle was conceived to characterize the values that impede the rupture of beliefs, habits and customs that limit the development of an ethical-critical conscience. The use of the Dialectical-Axiological Instrument and the development of the Splitting Tool of the Generating Theme, within the scope of a training of science teachers, were highlighted as new and viable alternatives for the implementation of an axiological-transformative praxis. The praxiological potential of both tools can be perceived in: selection of significant speeches; identification of values that hinder the awareness and humanization of the other; denunciation of the conceptions of technoscience and educational practices based on the myth of neutrality; development of curricular programs committed to overcoming the values that hinder a critical understanding of the relations between Science, Technology and Society.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263967
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PECT0596-T.pdf 2.821Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar