Title: | A práxis educativa do Movimento de Mulheres Camponesas: como fui educada pelas guardiãs das sementes |
Author: | Souza, Fabiana Cordeiro dos Santos de |
Abstract: |
A presente pesquisa analisou de que maneira o Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina educa suas participantes a partir de sua práxis, compreendendo práxis como um conjunto de práticas que se desenvolve por meio das suas propostas de formações, encontros e vivências visando à transformação da realidade e à produção da história das camponesas. A pesquisa também investigou de que modo os conhecimentos das mulheres do campo podem dialogar com os conhecimentos científicos. O trabalho tem como metodologia a autobiografia, que foi desenvolvida a partir de memórias e narrativas da pesquisadora durante sua participação no MMC/SC. Estas memórias e narrativas foram ressignificadas a partir de referenciais da educação, feministas e camponeses, buscando identificar quais são as contribuições do MMC para a formação de suas participantes, considerando-se um projeto para o campo e a cidade, que se propõe ser agroecológico, anticapitalista, antirracista, antipatriarcal, feminista e sem lgbtifobia. Durante a pesquisa foi possível observar o orgulho que as camponesas têm das suas raízes, bem como todo aprendizado que o MMC proporciona para as camponesas em diversas áreas como gênero, sexualidade, saúde, feminismos, discussões relacionadas a conjuntura política, o quanto aprendem com as formações e tendo a agroecologia como modo de vida, também foram encontrados limites relacionados às questões LBTI+ e juventude, que através do diálogo e formações esses temas vem sendo trabalhado no Movimento. Isso demonstra a importância da participação consciente da juventude. Abstract: This research analyzed how the MMC educates its participants based on its praxis, understanding praxis as a set of practices that develops through its proposals for training, meetings and experiences aimed at transforming reality and producing from the history of peasant women. The research also investigates how the knowledge of rural women can dialogue with scientific knowledge. The work's methodology is autobiography, to be developed from memories and narratives of the researcher during her participation in the Movimento de Mulheres Camponesas in Santa Catarina. These memories and narratives will be given new meanings based on feminist and peasant references, seeking to identify what the MMC's contributions are to the training of its participants, considering a project for the countryside and the city, which proposes to be agroecological, anti-capitalist, anti-racist, antipatriarchal, feminist and without LGBTIphobia. During the research it was possible to observe the pride that peasant women have in their roots, as well as all the learning that the MMC provides for peasant women in various areas such as gender, sexuality, health, feminism, discussions related to the political situation, how much they learn from training and having agroecology as a way of life, limits were also found related to LBTI+ and youth issues, that through dialogue and training these themes have been worked on in the Movement. This demonstrates the importance of conscious youth participation. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263770 |
Date: | 2024 |
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PECT0591-D.pdf | 2.403Mb |
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