Relações intergeracionais entre avós e netos mediadas pelas tecnologias digitais

DSpace Repository

A- A A+

Relações intergeracionais entre avós e netos mediadas pelas tecnologias digitais

Show full item record

Title: Relações intergeracionais entre avós e netos mediadas pelas tecnologias digitais
Author: Jesus, Sandra Claudiano Semptikovski de
Abstract: Esta dissertação buscou analisar sobre as relações intergeracionais entre avós e netos mediadas pelas tecnologias digitais. Fundamentada nos estudos intergeracionais e na mídia- educação, a pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, metodologicamente orientada pela observação participante, acompanhou um grupo de dez idosas na faixa etária de 71 a 84 anos de idade, integrantes da Associação de Crescimento Pessoal Semeadores do Saber (ACrePSS), na cidade de Florianópolis/SC, entre os anos de 2022 e 2024. Ao acompanhar as relações desse grupo com seus netos, foram realizadas entrevistas, observação participativa, pesquisa ação-participante e intervenções pedagógicas, artísticas, culturais e mídia-educativas, visando identificar diferentes usos das tecnologias digitais e outras práticas culturais a partir das relações intergeracionais. Os dados construídos indicaram relações de aprendizagens entre avós e netos, alguns limites e possibilidades destas relações, bem como a importância que as tecnologias digitais assumem na mediação das interações cotidianas, fortalecendo as relações intergeracionais e assegurando a cidadania dos idosos diante de tantos desafios no contexto da cultura digital.Abstract: This dissertation sought to analyze intergenerational relationships between grandparents and grandchildren mediated by digital technologies. Based on intergenerational studies and media education, the research with a qualitative and exploratory approach, methodologically guided by participant observation, followed a group of ten elderly women aged between 71 to 84 years old, members of the Sowers of Knowledge Personal Growth Association (ACrePSS), in the city of Florianópolis/SC, between the years 2022 to 2024. When monitoring the relationships between this group and their grandchildren, interviews, participatory observation, participatory action research and pedagogical, artistic, cultural and media- educational interventions were carried out, aiming to identify different uses of digital technologies and other cultural practices based on intergenerational relationships. The data constructed indicated learning relationships between grandparents and grandchildren, some limits and possibilities of these relationships, as well as the importance that digital technologies assume in mediating everyday interactions, strengthening intergenerational relationships and ensuring the citizenship of the elderly in the face of so many challenges in the context of digital culture.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263751
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PEED1786-D.pdf 9.417Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar