Relações intergeracionais entre avós e netos mediadas pelas tecnologias digitais

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Relações intergeracionais entre avós e netos mediadas pelas tecnologias digitais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Fantin, Monica
dc.contributor.author Jesus, Sandra Claudiano Semptikovski de
dc.date.accessioned 2025-03-10T23:24:55Z
dc.date.available 2025-03-10T23:24:55Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 390367
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263751
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract Esta dissertação buscou analisar sobre as relações intergeracionais entre avós e netos mediadas pelas tecnologias digitais. Fundamentada nos estudos intergeracionais e na mídia- educação, a pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, metodologicamente orientada pela observação participante, acompanhou um grupo de dez idosas na faixa etária de 71 a 84 anos de idade, integrantes da Associação de Crescimento Pessoal Semeadores do Saber (ACrePSS), na cidade de Florianópolis/SC, entre os anos de 2022 e 2024. Ao acompanhar as relações desse grupo com seus netos, foram realizadas entrevistas, observação participativa, pesquisa ação-participante e intervenções pedagógicas, artísticas, culturais e mídia-educativas, visando identificar diferentes usos das tecnologias digitais e outras práticas culturais a partir das relações intergeracionais. Os dados construídos indicaram relações de aprendizagens entre avós e netos, alguns limites e possibilidades destas relações, bem como a importância que as tecnologias digitais assumem na mediação das interações cotidianas, fortalecendo as relações intergeracionais e assegurando a cidadania dos idosos diante de tantos desafios no contexto da cultura digital.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation sought to analyze intergenerational relationships between grandparents and grandchildren mediated by digital technologies. Based on intergenerational studies and media education, the research with a qualitative and exploratory approach, methodologically guided by participant observation, followed a group of ten elderly women aged between 71 to 84 years old, members of the Sowers of Knowledge Personal Growth Association (ACrePSS), in the city of Florianópolis/SC, between the years 2022 to 2024. When monitoring the relationships between this group and their grandchildren, interviews, participatory observation, participatory action research and pedagogical, artistic, cultural and media- educational interventions were carried out, aiming to identify different uses of digital technologies and other cultural practices based on intergenerational relationships. The data constructed indicated learning relationships between grandparents and grandchildren, some limits and possibilities of these relationships, as well as the importance that digital technologies assume in mediating everyday interactions, strengthening intergenerational relationships and ensuring the citizenship of the elderly in the face of so many challenges in the context of digital culture. en
dc.format.extent 169 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Relações entre gerações
dc.subject.classification Idosos
dc.subject.classification Tecnologia digital
dc.subject.classification Avós e netos
dc.title Relações intergeracionais entre avós e netos mediadas pelas tecnologias digitais
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Santos, José Douglas Alves dos


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