Title: | O ensino de aritmética para as escolas de aprendizes artífices: caracterização de uma aritmética a ensinar para o ensino profissional técnico |
Author: | Barbaresco, Cleber Schaefer |
Abstract: |
Esta pesquisa tem o propósito de caracterizar uma aritmética a ensinar própria para Escolas de Aprendizes Artífices a partir das dinâmicas de reorganização e sistematização do ensino de aritmética do curso primário realizado pelo Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico, comissão coordenada por João Lüderitz que tinha o propósito de remodelar o ensino dessas escolas. No decorrer da escrita foram mobilizados diferentes documentos: jornais da época, livros didáticos, relatórios e decretos do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, relatórios de diretores das Escolas de Aprendizes Artífices e de João Lüderitz e decretos imperiais. Porém, para responder à pergunta os documentos analisados foram: Relatórios do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, Decretos que regulamentaram as escolas, o documento de Consolidação dos Dispositivos Concernentes às Escolas de Aprendizes Artífices, o Projeto de Regulamentação do Ensino Profissional Técnico nas Escolas de Aprendizes Artífices e Normais de Artes e Ofícios do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, Relatórios de Diretores, Diários de Classe e Livros Escolares. Para análise e interpretação de tais documentos foi utilizada a concepção de representação, para compreender o que se entendia de ensino profissional técnico nas diferentes formas de governo Colônia, Império e República. Também, foram utilizadas as categorias sócio-históricas saberes objetivados, saberes a ensinar e expertise para compreender como a estruturação e organização dos saberes aritméticos alteram as representações ao longo da história do ensino profissional técnico das Escolas de Aprendizes Artífices. Os resultados apontam que os saberes aritméticos do curso primário das Escolas de Aprendizes Artífices, em suas duas primeiras décadas, apresentam-se como objetos com a finalidade de alfabetizar os jovens para o trabalho, haja vista que estes ingressam na escola em condição de analfabetismo. Mas, ainda nesse período, a falta de homogeneização dos programas indica a existência de outras representações desses saberes. Com isso, a demanda que se cria solicita uma expertise para ser aplicada na reorganização de todos os saberes do ensino profissional técnico dessas escolas, incluindo os aritméticos. A remodelação, implementada pelo documento de Consolidação dos Dispositivos Concernentes às Escolas de Aprendizes Artífices, indica que os saberes aritméticos foram reorganizados para atender um ?novo? paradigma, ou seja, educar pelo trabalho. Posto isso, os saberes aritméticos deveriam atender diferentes papéis: alfabetizar, preparar para o trabalho e desenvolver práticas profissionais. Esse sistema modela uma organização e estruturação dos saberes própria a Escolas de Aprendizes Artífices, que aponta para a caracterização de um objeto de ensino, ou seja, uma aritmética a ensinar. Essa aritmética a ensinar insere-se em um contexto educacional que visa o desenvolvimento de competência, ultrapassando suas finalidades discursivas, podendo ser caracterizada como uma aritmética técnica. Abstract: This research aims to characterize an arithmetic tailored arithmetic ?to be taught? tailored for Escolas de Aprendizes Artífices based on the dynamics of reorganization and systematization of arithmetic teaching from the elementary school conducted by the Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico, a commission coordinated by João Lüderitz, which aimed to restructure the teaching of these schools. Diverse sources were used during the writing process, including newspapers, textbooks, reports from the Ministry of Agriculture, Industry, and Commerce, reports from principals of Escola de Aprendizes Artífices and João Lüderitz, and imperial decrees. However, To answer the question, the documents analyzed were Reports of the Ministry of Agriculture, Industry, and Commerce, Decrees that regulated schools, the document Consolidação dos Dispositivos Concernentes às Escolas de Aprendizes Artífices, the Projeto de Regulação do Ensino Profissional Técnico nas Escolas de Aprendizes Artífices e Normais de Artes, Class Diaries and Textbooks and official letters from Brazilian Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply. To examine and interpret these papers, the notion of representation was used to determine what technical vocational education meant under all the types of government - the Colony, Empire, and Republic. The social-historical categories of knowledge objectification, knowledge to teach, and expertise were used to analyze how the representation of arithmetic knowledge has changed over time in technical professional education at Escolas de Aprendizes Artífices. The results indicate that the arithmetic knowledge of the elementary school of the Escolas de Aprendizes Artífices, in its first two decades, appears as objects with the purpose of alphabetizing young people for work, as they attend school in illiteracy conditions. However, even in that period, the lack of homogenization of the programs indicates the existence of other representations of this knowledge. Thus, the demand for expertise emerges, requiring a reorganization of all knowledge of technical professional teaching in these schools, including arithmetic. The publication Consolidação dos Dispositivos Concernentes às Escolas de Aprendizes Artífices rearranged mathematical knowledge to align with a ?new? paradigm of education through employment. Therefore, arithmetic knowledge should serve separate roles: literacy, preparing for work, and developing professional practices. This system outlines an organization and structure of knowledge specific to Escolas de Aprendizes Artífices. It points to the characterization of a teaching object, such as math, which will be taught. This arithmetic to ?be taught? is part of an educational context that aims at the development of competence, beyond its discursive purposes, and can be characterized as technical arithmetic. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262676 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PECT0583-T.pdf | 4.151Mb |
View/ |