Abordagem temática na formação de professores de Ciências da Natureza

DSpace Repository

A- A A+

Abordagem temática na formação de professores de Ciências da Natureza

Show full item record

Title: Abordagem temática na formação de professores de Ciências da Natureza
Author: Cezar, Rafael da Silva
Abstract: Atualmente, discute-se a necessidade de pensarmos uma aproximação dos currículos escolares com a realidade, e de se aumentar o engajamento e produtividade dos alunos dentro das propostas educativas realizadas nas instituições de ensino, ampliando suas visões de mundo. Nesse sentido, a literatura tem sinalizado que a inserção de discussões sobre Abordagem Temática no contexto da formação de professores tem se mostrado como uma alternativa para o enfrentamento destes desafios. Esse trabalho tem como objetivo geral caracterizar tendências, desafios e potencialidades acerca da articulação entre Abordagem Temática e Formação Docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e envolveu a busca e sistematização de artigos científicos, dissertações e teses que articulavam Abordagem Temática e Formação Docente. Como metodologia de análise adotou-se a Análise Textual Discursiva. Com base nisso, foram exploradas quatro categorias analíticas, quais sejam: Perspectivas de AT, Contextos de inserção da AT em processos formativos, Desafios relacionados com a articulação entre AT e formação docente e Autonomia. A partir dos resultados, nota-se a importância da autonomia no processo de formação dos docentes, fator este importante para trazer sucesso a sua implementação. Quanto aos desafios, pode-se notar a organização pedagógica e especial da escola, e a resistência cultural de se pensar em ensinar/aprender diferente. Ademais, vislumbrou-se uma variedade de formatos de inserção potentes para essa discussão e seu potencial para contribuir com uma sociedade mais crítica e reflexiva.Abstract: Nowadays, it is highlighted the need to think about an approximation of school curricula to students' daily lives, focusing on increasing engagement and productivity within the educational proposals carried out in educational institutions, as well as expanding their worldviews. In this sense, the literature has signaled the relevance of discussions on the Thematic Approach in the context of teacher training as an alternative to face these challenges. This work has the general objective of characterizing trends, challenges and potential regarding the articulation between Thematic Approach and Teacher Training. The research has a qualitative character and involved the search and systematization of scientific articles, dissertations and theses that articulated the Thematic Approach and Teacher Training. Discursive Textual Analysis was adopted as an analysis methodology. Based on this, four analytical categories were explored, namely: TA perspectives, Contexts of insertion of TA in training processes, Challenges related to the articulation between TA and teacher training and Autonomy. From the results, the importance of autonomy in the teacher training process can be seen, an important factor in bringing success to its implementation. As for the challenges, one can note the special pedagogical organization of the school, and the cultural resistance to thinking about teaching/learning differently. Furthermore, a variety of powerful insertion formats were envisioned for this discussion and their potential to contribute to a more critical and reflective society.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254013
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PECT0564-D.pdf 854.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar