Cada cabeça uma sentença: narrativas docentes sobre alfabetização científica e tecnológica em práticas de insubordinação criativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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Cada cabeça uma sentença: narrativas docentes sobre alfabetização científica e tecnológica em práticas de insubordinação criativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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Title: Cada cabeça uma sentença: narrativas docentes sobre alfabetização científica e tecnológica em práticas de insubordinação criativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Author: Mesquita, Adriano Santos de
Abstract: Neste texto, apresento narrativas de Professoras dos anos iniciais sobre suas experiências em Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), em situações de insubordinação criativa e em contextos de Ensino e Aprendizagem em Ciências. Defendo a tese de que, ao narrarem sobre suas experiências envolvendo a Alfabetização Científica e Tecnológica, em situações de insubordinação criativa, Professoras dos anos iniciais possibilitam a si mesmas, tomadas de decisão, engajamento e participação social em diferentes contextos do Ensino de Ciências. Para isso, investigo de que forma ? por meio de práticas de ensino em ACT ? tomadas de decisão coletivas, engajamento e participação social são mobilizados pelas Professoras na perspectiva do Ensino de Ciências. Participam desta investigação seis Professoras de uma Escola da rede pública estadual situada na cidade de Belém-PA. As Professoras são formadas em pedagogia e atuam em turmas do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Para acessar as narrativas docentes, minha proposta foi constituir um grupo de pesquisa-formação (Josso, 2004; 2007) com encontros quinzenais nos quais, além de estudar sobre a temática em tela, narramos sobre nossas experiências envolvendo a Alfabetização Científica e Tecnológica. Para analisar o material empírico produzido, agrupei as narrativas em categorias de acordo com as semelhanças (Bruner; Weisser, 1997) e núcleo comum (Bertaux, 2010) de cada relato, mas, ao mesmo tempo, foram pensadas considerando as singularidades daquilo que contam as Professoras. Para tratar da Alfabetização Científica e Tecnológica, sobretudo na perspectiva da tomada de decisão, recorro às ideias de autores estrangeiros e nacionais a exemplo de Fourez (1994, 1997, 2003), Bybee (1995), Shen (1975), Lorenzetti (2020; 2021), Sasseron (2008), Lorenzetti e Delizoicov (2001). Associo-me às ideias de D?Ambrosio e Lopes (2014; 2015) para dialogar sobre insubordinação criativa. E às ideias de Clandinin e Connelly (2011), Bolívar, Domingo e Fernández (2001) para discorrer sobre os pressupostos da pesquisa narrativa e a compreensão teórica e metodológica da narratividade e escrita de si na pesquisa. Os resultados indicam que as Professoras mobilizam conhecimentos importantes para a promoção da alfabetização científica e tecnológica, entretanto percebi que, nos processos formativos pelos quais passaram, não foram estimuladas, ou o estímulo foi insuficiente para o trabalho com a ACT; por isso, não se sentem seguras para discutir, debater, abordar ou argumentar temáticas específicas do Ensino de Ciências. Por outro lado, considerando a insubordinação criativa das docentes, aulas-passeio ao Planetário e a Museus de Ciências são propostas com vistas à superação de suas dificuldades e com o objetivo de melhor atender às necessidades de aprendizagem dos alunos. Especificamente sobre a pesquisa-formação vivenciada pelas Professoras, o tempo no grupo possibilitou trocas de experiências e, portanto, foi formativo. Além disso, a construção, de forma colaborativa, de uma proposta de ensino para a promoção da ACT, demonstra apropriação de conhecimentos relevantes que passam a fazer parte da construção teórica vivenciada pelas Professoras.Abstract: In this text, I present narratives from early years teachers about their experiences in Scientific and Technological Literacy (ACT), in situations of creative insubordination and in Science Teaching and Learning contexts. I defend the thesis that, by narrating about their experiences involving Scientific and Technological Literacy, in situations of creative insubordination, Early Years Teachers enable themselves to make decisions, engage and socially participate in different contexts of Science Teaching. To this end, I investigate how ? through teaching practices in ACT ? collective decision-making, engagement and social participation are mobilized by Teachers from the perspective of Science Teaching. Six teachers from a state public school located in the city of Belém-PA participate in this investigation. The teachers have degrees in pedagogy and work in classes from the 1st to the 5th years of elementary school. To access the teaching narratives, my proposal was to set up a research-training group (Josso, 2004; 2007) with fortnightly meetings in which, in addition to studying the topic at hand, we narrate about our experiences involving Scientific and Technological Literacy. To analyze the empirical material produced, I grouped the narratives into categories according to the similarities (Bruner; Weisser, 1997) and common core (Bertaux, 2010) of each report, but, at the same time, they were designed considering the singularities of what they tell the teachers. To address Scientific and Technological Literacy, especially from the perspective of decision-making, I resort to the ideas of foreign and national authors such as Fourez (1994, 1997, 2003), Bybee (1995), Shen (1975), Lorenzetti (2020; 2021), Sasseron (2008), Lorenzetti and Delizoicov (2001). I join the ideas of D?Ambrosio and Lopes (2014; 2015) to discuss creative insubordination. And the ideas of Clandinin and Connelly (2011), Bolívar, Domingo and Fernández (2001) to discuss the assumptions of narrative research and the theoretical and methodological understanding of narrativity and self-writing in research. The results indicate that the Teachers mobilize important knowledge to promote scientific and technological literacy, however I realized that, in the training processes they went through, they were not stimulated, or the stimulus was insufficient for working with ACT; Therefore, they do not feel safe discussing, debating, approaching or arguing specific Science Teaching themes. On the other hand, considering the creative insubordination of the teachers, trip classes to the Planetarium and Science Museums are proposed with a view to overcoming their difficulties and with the aim of better meeting the students' learning needs. Specifically regarding the research-training experienced by the Teachers, the time in the group enabled the exchange of experiences and, therefore, was formative. Furthermore, the collaborative construction of a teaching proposal to promote ACT demonstrates the appropriation of relevant knowledge that becomes part of the theoretical construction experienced by the Teachers.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253983
Date: 2023


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