A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude

DSpace Repository

A- A A+

A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude

Show full item record

Title: A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
Author: Quadros, Carolina Luiza de
Abstract: Os estudos críticos da branquitude nos apontam que a branquitude é entendida enquanto fruto de uma construção histórica e social, constituída a partir da racialidade branca e da ideia equivocada de existência de uma superioridade racial, resultando em sociedades estruturadas a partir de privilégios materiais e simbólicos conferidos aos brancos em detrimento dos não brancos. Privilégios esses que são desresponsabilizados, protegidos e mantidos silenciosamente pelos ?pactos narcísicos? da branquitude. O objetivo da presente dissertação foi identificar, problematizar e discutir formas possíveis em que a branquitude se manifesta em um espaço intrínseco das ciências: a Divulgação Científica (DC). Tendo o Brasil como um dos países que mais utilizam a plataforma YouTube, três vídeos abrigados na plataforma, pertencentes a rede de canais de DC ?Science Vlogs Brasil? (SVBR), foram escolhidos como material de análise documental. Utilizando como referência os estudos de intelectuais como Maria Aparecida da Silva Bento, Lourenço Cardoso, Grada Kilomba, Lia Vainer Schucman, e outros, alguns dos aspectos e manifestações da branquitude foram identificados nos vídeos analisados (sem a intenção de esgotamentos). Pudemos reconhecer algumas manifestações possíveis da branquitude através, por exemplo, do silenciamento acerca das questões raciais ao tratar das temáticas nos audiovisuais. Além disso, o uso de termos, imagens, gestos e o próprio uso da autoridade racial e/ou acadêmica, estiveram presentes nesses espaços. Entendemos que todos esses aspectos, de certa forma, estão relacionados entre si e forjam estruturas de significado que fazem parte da manutenção da branquitude, estando também imbricados com os pactos da branquitude e o racismo estrutural.Abstract: Critical studies of whiteness indicate that whiteness is understood as the product of a historical and social construction, arising from white racial identity and the misguided notion of racial superiority, resulting in societies structured around material and symbolic privileges bestowed upon white individuals at the expense of non-white individuals. These privileges are absolved, protected, and silently maintained by the \"narcissistic pacts\" of whiteness. The objective of this dissertation was to identify, problematize, and discuss possible ways in which whiteness manifests in an intrinsic space of science: the scientific divulgation. Brazil is one of the countries that extensively uses the YouTube platform. Three videos hosted on the platform, belonging to the scientific divulgation channel network \"Science Vlogs Brasil\" (SVBR), were selected as documentary analysis material. Drawing upon the works of intellectuals such as Maria Aparecida da Silva Bento, Lourenço Cardoso, Grada Kilomba, Lia Vainer Schucman, and others, some aspects and manifestations of whiteness were identified in the analyzed videos. We were able to recognize certain expressions of whiteness, such as the silence surrounding racial issues when addressing the topics in the audiovisuals contents. Also, we identified the use of terms, images, gestures, and the expression of racial and academic authority in the videos. We understand that all these aspects are interconnected and give rise to the production and maintenance of meaning structures that contribute to the perpetuation of whiteness, also being associated with the compacts of whiteness and structural racism.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249928
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PECT0547-D.pdf 1.572Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar