Using CEFR?s phonological control scale to assess L2 learners? intelligibility and comprehensibility

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Using CEFR?s phonological control scale to assess L2 learners? intelligibility and comprehensibility

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Title: Using CEFR?s phonological control scale to assess L2 learners? intelligibility and comprehensibility
Author: Martins, Thaisy da Silva
Abstract: O objetivo deste estudo é examinar a adequação da nova escala fonológica do CEFR como instrumento de avaliação da inteligibilidade e compreensibilidade da fala. Para isso, coletamos dados de 16 falantes, que foram gravados descrevendo uma imagem em inglês. Suas amostras de fala foram avaliadas por 14 ouvintes, professores de inglês como segunda língua, quanto à inteligibilidade, compreensibilidade e controle fonológico. Os avaliadores transcreveram as amostras de fala dos participantes, para gerarmos um escore de inteligibilidade; para compreensibilidade, os avaliadores atribuíram um nível de dificuldade na compreensão da fala por meio de uma escala Likert; por fim, utilizaram a escala CEFR para controle fonológico para designar um nível (A1-C2) para cada falante. Calculamos o coeficiente de correlação de Pearson para investigar a relação entre as variáveis inteligibilidade e compreensibilidade; inteligibilidade e controle fonológico; e compreensibilidade e controle fonológico. Os resultados demonstram que existe uma correlação altamente significativa entre inteligibilidade e compreensibilidade, e também entre compreensibilidade e controle fonológico. Os avaliadores também responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas para relatar sua experiência com o uso da escala de controle fonológico CEFR. Os resultados da pesquisa sugerem que a escala é uma ferramenta útil para avaliar a inteligibilidade e a compreensibilidade, com ressalvas quanto à necessidade de ajustes e treinamento dos avaliadores para o uso da escala.Abstract: The objective of this study is to examine the adequacy of the new CEFR phonological scale as a tool to assess speech intelligibility and comprehensibility. In order to do that, we collected data from 16 speakers, who were recorded describing an image in English. Their speech samples were assessed by 14 listeners, teachers of English as a second language, in terms of intelligibility, comprehensibility and phonological control. The raters transcribed the speech samples of the participants, in order for us to generate an intelligibility score; for comprehensibility, the raters assigned a level of difficulty in understanding the speech through a Likert scale; finally, they used the CEFR scale for phonological control to designate a level (A1-C2) for each speaker. We ran Pearson correlation to investigate the relationship between the variables intelligibility and comprehensibility; intelligibility and phonological control; and comprehensibility and phonological control. Results demonstrate that there is a highly significant correlation between intelligibility and comprehensibility, and between comprehensibility and phonological control as well. The raters also responded to a questionnaire with open and closed questions to report their experience using the CEFR phonological control scale. The results of the survey suggest that the scale is a useful tool to assess intelligibility and comprehensibility, but there is room for improvement, as well as a proper training for raters to use the scale.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247455
Date: 2022


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