Movimentos da curricularização da extensão na formação docente no curso de licenciatura em física da UFSC

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Movimentos da curricularização da extensão na formação docente no curso de licenciatura em física da UFSC

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Título: Movimentos da curricularização da extensão na formação docente no curso de licenciatura em física da UFSC
Autor: Corrêa, Tuane Martins
Resumo: O mundo contemporâneo atualiza-se com intensa velocidade e traz consigo inúmeros desafios, demandando por parte da escola, bem como do corpo docente, igual processo de renovação. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece o curso de Licenciatura em Física desde 1974; entretanto, seu currículo não sofreu grandes atualizações desde 2009. Essa lacuna, tem dificultado o atendimento às demandas atuais, impulsionando uma reestruturação. Ademais, a Resolução MEC/CNE/CES nº 7 de 18 de dezembro de 2018 (Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira) dá início a uma reforma, requerendo que os cursos destinem 10% de sua carga horária em atividades extensionistas. Tendo em vista o que é trazido na literatura, sobre os impactos da participação em atividades de extensão na formação de professores, esta pesquisa foi proposta, iniciando pela análise documental do histórico da ext ensão no Brasil, até a promulgação de políticas públicas. Também foram investigados os documentos norteadores educacionais, como a lei n° 9.394/96, o PNE 2014/2024 (especificamente a estratégia 12.7), as BNCs de 2015/2019, e as legislações institucionais da UFSC e do Curso de Física (em particular ao Novo PPC), com o intuito de observar as confluências e divergências nos documentos com o proposto pela lei da curricularização. Foi proposto um estudo de caso, baseado na triangulação entre análise documental, entrevistas estruturadas e percepções da pesquisadora (ex bolsista do Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Exploração (LABIDEX) da UFSC). Para tanto, chegou-se à pergunta de pesquisa: ?Quais são os primeiros impactos da curricularização da extensão na formação de professores de Física da UFSC??. Através de um olhar em busca do estreitamento de laços entre universidade e comunidade, delimitou-se como objetivo geral: investigar o processo de curricularização da extensão na licenciatura em Física da UFSC diante de sua adequação às leis e às demandas do curso. Com o levantamento bibliográfico, foi proposto um questionário, utilizado em entrevistas com quatro grupos compostos por docentes: membros do NDE; docentes do curso de Licenciatura em Física da UFSC que coordenam projetos de extensão, e os que não coordenam; e egressos licenciados em Física que atuam na Educação Básica e participaram de projetos de extensão durante sua formação acadêmica. Em termos metodológicos, o estudo de caso descritivo presente utilizará por base de análise o que é proposto por Yin (2005), André (2013) e Stake (1993). A análise documental do referencial teórico e tratamento dos dados da entrevista foi procedida com Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007). Essa construção, juntamente com os resultados das entrevistas, proporcionou uma série de reflexões acerca dos impactos dos projetos de extensão na formação acadêmica e que são levados com os professores até hoje, além disso a falta de contato com atividades extensionistas pode levar a um pré-conceito das potencialidades destas, mostrando um primeiro passo para discutir e refletir a reformulação do Projeto Pedagógico de Curso, no sentido de seus avanços e das lacunas existentes, na promoção de futuras melhorias que acarretem mudanças significativas, a partir da curricularização da extensão, na formação de professores, e consequentemente na Educação Básica.Abstract: The contemporary world is updated with intense speed and brings with it countless challenges, demanding from the school, as well as from the teaching staff, an equal process of renewal. The Federal University of Santa Catarina (UFSC) has offered the Physics undergraduate course since 1974; however, its curriculum has not undergone major updates since 2009. This gap has made it difficult to meet current demands, prompting restructuring. Furthermore, resolution MEC/CNE/CES No. 7 of December 18, 2018 (Guidelines for Extension in Brazilian Higher Education) initiates a reform, requiring courses to allocate 10% of their workload to extension activities. Bearing in mind what is brought in the literature about the impacts of participation in extension activities in teacher training, this research was proposed, starting with the documental analysis of the history of extension in Brazil, until the enactment of public policies. Educational guiding documents were also investigated, such as law No. 9.394/96, the PNE 2014/2024 (specifically strategy 12.7), the BNCs of 2015/2019, and the institutional legislation of the UFSC and the Physics Course (in particular to the New PPC), in order to observe the confluences and divergences in the documents with what was proposed by the curricularization law. A case study was proposed, based on the triangulation between documental analysis, semi-structured interviews and the researcher's perceptions (former scholar at the Instrumentation, Demonstration and Exploration Laboratory (LABIDEX) at UFSC). Therefore, the research question was asked: ?What are the first impacts of the extension curriculum in the formation of Physics teachers at UFSC??. Through a look in search of closer ties between university and community, the general objective was defined as: to investigate the process of curricularization of extension in the degree in Physics at UFSC in view of its adequacy to the laws and demands of the course. With the bibliographic survey, a questionnaire was proposed, used in interviews with four groups composed of professors: members of the NDE; professors of the Physics Degree course at UFSC who coordinate extension projects, and those who do not; and graduates with a degree in Physics who work in Basic Education and participated in extension projects during their academic training. In methodological terms, the present descriptive case study will use as a basis for analysis what is proposed by Yin (2005), André (2013) and Stake (1993). The document analysis of the theoretical framework and treatment of the interview data was carried out using Discursive Textual Analysis (ATD), by Moraes and Galiazzi (2007). This construction, together with the results of the interviews, provided a series of reflections about the impacts of extension projects on academic training and that are carried out with teachers until today, in addition to this, the lack of contact with extension activities can lead to a pre- concept of their potential, showing a first step to discuss and reflect on the reformulation of the Course Pedagogical Project, in the sense of its advances and the existing gaps, in the promotion of future improvements that bring about significant changes, from the curricularization of the extension, in the formation of teachers, and consequently in Basic Education.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247346
Data: 2022


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