Title: | Professores de biologia em processo de implementação do ensino médio integral em tempo integral - EMITI |
Author: | Sedor, Almir Marcos |
Abstract: |
Esta dissertação tem como tema Professores de Biologia em Processo de Implementação do Ensino Médio Integral em Tempo Integral ? EMITI. Mostra a realidade da aplicação do Programa em cinco Unidades Escolares da rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina, e teve a participação de nove profissionais de Educação, residentes em quatro municípios catarinenses. Busca, também, evidenciar os desafios enfrentados e as possibilidades de trabalho percebidas pelos professores de Biologia e Coordenadores do EMITI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sob a concepção do materialismo histórico-dialético e classifica-se como descritiva. Empregou-se, como técnica, a pesquisa de campo, utilizando-se como instrumento, um roteiro de entrevista semiestruturado. A análise e a discussão foram realizadas pelo método de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram evidências de limites e possibilidades. Nos limites, foram percebidos: evasão escolar, descontinuidade do Programa, poucas condições estruturais e pouco tempo (duas aulas semanais) para o professor de Biologia trabalhar a ementa do componente de Biologia. Entre as possibilidades da prática pedagógica do EMITI emergiram: formação integral do aluno, perfil do professor mediador, pelas metodologias integradoras. A discussão dos resultados está ancorada nas percepções dos professores de Biologia/coordenadores, quando apontam que o EMITI é um Programa voltado ao Ensino Médio, portanto com lacunas, sendo, uma delas, a não participação desses profissionais na elaboração do Programa, e que se sentem, portanto, apenas executores de um currículo formal. Abstract: This dissertation has as its theme Biology Teachers in Implementation Process of Full-time High School - EMITI. It shows the reality of the application of the Program in five School Units of the State Teaching Network of Santa Catarina, and it had the participation of nine education professionals, residents in four municipalities of Santa Catarina. It also seeks to highlight the challenges faced and the possibilities of work perceived by teachers of Biology and Coordinators of EMITI. This is qualitative research, under the conception of historical dialectical materialism and is classified as descriptive. Field research was used as a technique, using as an instrument a semi-structured interview script. The analysis and discussion were performed by the Content Analysis method. The results showed evidence of limits and possibilities. In the limits, were perceived: school dropout, discontinuity of the program, few structural conditions and little time (two weekly classes) for the biology teacher to work the menu of the Biology component. Among the possibilities of pedagogical practice of EMITI emerged: integral training of the student, profile of the mediator teacher, by integrative methodologies. The discussion of the results is anchored in the perceptions of Biology teachers/coordinators, when they point out that the EMIT is a Program aimed at High School, therefore with gaps, one of them being the non-participation of these professionals in the preparation of the Program, and who feel, therefore, only executors of a formal curriculum. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244051 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PROFBIO0044-D.pdf | 2.311Mb |
View/ |