A curricularização da extensão presente em ações de educação ambiental em cursos de graduação da UFSC

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A curricularização da extensão presente em ações de educação ambiental em cursos de graduação da UFSC

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Title: A curricularização da extensão presente em ações de educação ambiental em cursos de graduação da UFSC
Author: Raulino, Viviane Gonçalves Lapa
Abstract: Uma universidade dialógica, que promova a interação entre comunidade universitária e sociedade, que busca a formação em contexto e emancipadora, exige reflexão e aprofundamento da sua função social e valores institucionais. A Extensão como obrigatoriedade no currículo é uma temática contemporânea no Ensino Superior. Historicamente as ações de Extensão estão desvinculadas dos projetos pedagógicos dos cursos e configuram-se em ações específicas/pontuais e isoladas. Consideramos aspectos de proximidade entre Extensão Universitária e Educação Ambiental (EA) diálogo, autonomia, criticidade, emancipação e transformação social, protagonismo, superação da opressão nas relações, desafios sociais e ambientais. Diante do cenário de crise ambiental a EA torna-se emergente no mundo e, nas universidades, isso remete à necessidade de reflexão de currículos e de projetos onde ela, a EA, está sendo realizada e à relação que estabelece com as demandas da sociedade. Portanto, discutir a Curricularização da Extensão, com foco na EA, torna-se um desafio expresso na questão: Que visões de Curricularização da Extensão estão presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com ações de EA? Assim, esta pesquisa tem como objetivo levantar e discutir a Curricularização da Extensão nos PPCs de cursos de Graduação da UFSC e nas ações de EA. Para tanto, abordaram-se questões referentes à história e a entendimentos de extensão universitária; à extensão dialógica crítico-transformadora; à formação em contexto; à indissociabilidade entre Pesquisa, Ensino e Extensão; e ao currículo e EA. A partir da abordagem da pesquisa qualitativa, foram realizadas análises documentais em PPCs da UFSC; documentos oficiais UFSC, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e de Teses e Dissertação, via Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram mapeadas ações de EA cadastradas, no Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão (SIGPEX), como Extensão na UFSC, entre os anos 2018 a 2021, nas quais buscou-se evidenciar e discutir eventuais articulações com os Currículos de Cursos de Graduação da universidade. Os resultados que emergiram com as principais características da Curricularização da Extensão, presentes nos PPCs, foram classificadas a partir de duas categorias: a primeira, as concepções e as características da Curricularização da Extensão, apresentando, como subcategorias: a base da Curricularização da Extensão, conforme Diretriz e a Resolução Normativa Institucional; a transversalidade da extensão em unidades curriculares ? organizada por programas ou projetos integradores; a interdisciplinaridade; o caráter dialógico e transformador; e, para finalizar, em relação à comunidade externa, o fator possibilitador da redução da evasão escolar. A segunda categoria localiza-se na relação entre Ensino, Extensão e EA, indicada nos PPCs, tendo como aspectos que sustentam sua relevância: a Política Nacional de EA e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA); constar como disciplina optativa e apresentar o tema nas concepções de ensino; compreender transversal em unidades curriculares determinadas; propor projetos, programas, EA para a conservação/preservação. Por fim, articulado a Ensino, Pesquisa, Extensão e EA, no SIGPEX, foi encontrado registro de entrelaçamento de um programa de extensão que apresenta EA no escopo de trabalho entre os PPCs investigados.Abstract: A university that promotes the interaction between university community and society and search for education in an emancipatory context following a dialogic perspective demands reflection and deep analysis of its social function and institutional values. The extension as mandatory in the curriculum is a contemporary theme in higher education. Historically, extension activities are not related with course pedagogical projects, which are specific, punctual and isolated. We considered the proximity among university extension and environmental education, dialogue, autonomy, critic, emancipation and social changes, protagonism, social and environmental challenges. Regarding the environmental crisis scenario, the environmental education emerges at world and universities, reflecting the necessity to think about the curriculum and pedagogical projects that takes environmental education and social demands into account. Thus, to discuss the Extension inside the curriculum, focusing at environmental education, becomes a challenge that asks: Which views of the extension inside the curriculum are present in the course pedagogical projects of undergraduate courses at Universidade Federal de Santa Catarina? The present study aims to search and discuss the extension inside the curriculum in the course pedagogical projects of undergraduate courses at Universidade Federal de Santa Catarina and in environmental education activities. To reach this objective, the history and the understanding related to extension at university, the critic-transformed-dialogic extension, context education, the relation among teaching, research and extension, the curriculum and the environmental education were discussed. Following these parameters, a qualitative search on documents, such as course pedagogical projects from UFSC, other UFSC official documents, National Council of Education (CNE), theses and dissertations from Brazilain Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), was conducted. In addition, actions on environmental education registered at Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão (SIGPEX) as extension and present at UFSC undergraduate curricula from 2018 to 2021, were also analyzed. Results that emerged from extension inside the curriculum at course pedagogical projects were classified into two categories. First, the concepts and characteristics of extension inside the curriculum, which was divided in small categories as the base of extension inside the curriculum according to the institutional regulations, transversality of extension in curricular unites organized in programs or projects, interdisciplinarity, its dialogic and transformed characteristic, external community and its potential to reduce school evasion. Second, the relation among teaching, extension and environmental education present at course pedagogical projects considering the National Policy of Environmental Education and the National Curricular Laws for Environmental Education; appear as an optional course and to present the theme in teaching, thus understand it as a transversal theme in certain curricular units, suggest projects and program and promote environmental education to preservation and conservation. Finally, related to teaching, research, extension and environmental education, the connection of an extension program that presents environmental education on its scope compared to different course pedagogical projects was found registered at SIGPEX.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244014
Date: 2022


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