A integração da ciência, comunidade e escola: o caso dos escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) em Navegantes, SC: uma proposta de aula que aborda os três momentos pedagógicos

DSpace Repository

A- A A+

A integração da ciência, comunidade e escola: o caso dos escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) em Navegantes, SC: uma proposta de aula que aborda os três momentos pedagógicos

Show full item record

Title: A integração da ciência, comunidade e escola: o caso dos escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) em Navegantes, SC: uma proposta de aula que aborda os três momentos pedagógicos
Author: Santos, Luciana Assumpção de Carvalho dos
Abstract: A presente pesquisa teve uma abordagem qualitativa, cuja metodologia tem por objetivo promover o processo de alfabetização científica. Durante o processo, acolheu-se como estratégia a metodologia dos três momentos pedagógicos para alcançar o processo de alfabetização científica. Tal metodologia consiste em problematizar, organizar e aplicar o conhecimento adquirido ao longo do processo, sempre considerando o saber prévio do alunado, assim como o contexto em que está inserido. A problemática instaurada foi: a sequência didática a partir da metodologia dos três momentos pedagógicos e a problemática selecionada são capazes de envolver o alunado e promover o processo de alfabetização científica? Essa problemática surgiu da necessidade apresentada no município de Navegantes, SC, em relação a acidentes de picadas de escorpião-amarelo. Para abarcar este estudo, definiram-se como objetivos: i) elaborar uma sequência didática pautada na metodologia dos três momentos pedagógicos (3 MPs) como promoção do processo de alfabetização científica; ii) aplicar questionário a professores egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) para validação da sequência didática; e iii) apresentar os resultados obtidos e a discussão a partir das informações coletadas e do referencial teórico. Os instrumentos de pesquisa contaram com pesquisa bibliográfica em relação à alfabetização científica e com os três momentos pedagógicos na área das ciências da natureza, seguidos de aplicação de questionário, apresentação dos resultados acerca da sequência didática (SD), nas categorias de estética, clareza da proposta, relação da metodologia com a alfabetização científica e aplicabilidade. Por meio dos resultados apontados, concluiu-se que a SD pautada nos 3MPs promove a alfabetização científica e tem grande contribuição para a valorização do alunado, traz ao professor um aporte teórico sobre a alfabetização científica e os 3 MPs e indica que o tempo destinado a aplicação pode ser flexibilizado de acordo com as demandas do professor.Abstract: This research had a qualitative approach, with the goal to promote the process of scientific alphabetization. During the process, we adopted the methodology of the three pedagogical moments as a strategy to achieve the scientific alphabetization process. This methodology consists in problematizing, organizing and applying the knowledge acquired throughout the process, always considering the previous knowledge of the students, as well as the context in which it is inserted. The established problem was: are the didactic sequence established from the three pedagogical moments and the selected problem capable of involving the students and promoting the process of scientific alphabetization? This problem arose from the need of the municipality of Navegantes, SC, regarding yellow-scorpion sting accidents. To encompass this study, the following objectives were defined: i) developing a didactic sequence based on the methodology of the three pedagogical moments (3 PMs) as a way to promote scientific alphabetization; ii) applying a questionnaire to professors graduated from the Professional Master in the Teaching of Biology in the National Network (PROFBIO) program to validate the didactic sequence; iii) presenting the obtained results and the discussion from the collected information and from the theoretical referential. The research instruments had a bibliographic research regarding scientific literacy and the three pedagogical moments in the field of natural sciences, followed by a questionnaire, a presentation of the results regarding the didactic sequence (DS), in the categories of aesthetics, clarity of the proposal, relation of the methodology to scientific literacy and applicability. Through the obtained results, it was concluded that the DS based on the three PMs promotes scientific alphabetization and has a great contribution to the value of the students. Brings the teacher a theoretical contribution on scientific literacy and 3 MPs and indicates that the time allocated to the application can be flexible according to the demands of the teacher.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241703
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PROFBIO0038-D.pdf 3.540Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar