Interlocução formativa entre professores/as de anos iniciais e professores/as auxiliares de atividades de ciências: a experiência da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Interlocução formativa entre professores/as de anos iniciais e professores/as auxiliares de atividades de ciências: a experiência da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Show full item record

Title: Interlocução formativa entre professores/as de anos iniciais e professores/as auxiliares de atividades de ciências: a experiência da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
Author: Silva, Valdete Márcia Cardoso
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar e problematizar a interlocução formativa entre os/as professores/as que ensinam Ciências nos anos iniciais na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF). Essa experiência profícua possibilita que dois profissionais com distintas formações atuem nesse intento, a saber: o/a pedagogo/a e o/a professor/a auxiliar de atividades de Ciências. O trabalho conjunto qualifica o processo educativo, promovendo um ensino de Ciências mais contextualizado, dialógico e problematizador. Inicialmente, é apresentado um panorama geral do funcionamento da RMEF, as características do ensino de Ciências nos anos iniciais baseados na proposta curricular do município, além de um breve histórico sobre a constituição dos primeiros laboratórios escolares de Ciências na referida rede. A seguir, mapeia-se as produções do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) referentes ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na intenção de apontar o que vem sendo publicado na área, buscando identificar tendências e ausências na literatura, e relacionar a trabalhos semelhantes ou com aproximações do que já vem sendo realizado na rede. Na sequência, realiza-se análise de (10) entrevistas semiestruturadas aplicadas em (5) escolas do município, em que optamos por entrevistar os/as dois/duas profissionais de uma mesma unidade de ensino com o intuito de compreender, analisar e realizar inferências sobre as potencialidades formativas dessa interação. As entrevistas foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Discutiu-se os dados coletados utilizando como referencial teórico a perspectiva progressista de educação de Paulo Freire e as categorias circulação intra e intercoletiva de ideias de Ludwik Fleck. Os resultados sugerem que há elementos nessa parceria formativa que merecem ser discutidos, aprofundados e revistos, a fim de fortalecer e potencializar a parceria formativa entre os/as profissionais e repercutir na formação dos/as estudantes. Os dados indicam a necessidade de oferta de formações continuadas sistemáticas, caracterizando um processo de formação permanente. A pesquisa evidenciou o potencial dessa interlocução formativa e reforça a necessidade de formações individuais e conjuntas para os profissionais que ensinam Ciências nos anos iniciais na RMEF.Abstract: This dissertation aims to analyze and problematize the formative dialogue among teachers who teach science in the early years of Elementary School in the Municipal Education Network of Florianopolis (RMEF). This fruitful experience allows two professionals with different formations, namely, the pedagogue and the assistant teacher of science activities, to act in this attempt. Working together can qualify the educational process, promoting a more contextualized, dialogic and problematizing science teaching. Initially, it is presented an overview of the named education network operation, the characteristics of the science teaching in the early years based on the curricular proposal of the municipality, and a brief history on the constitution of the first school science laboratories in the Municipal Education Network of Florianopolis. Next, the productions of the XII National Meeting of Research in Science Education (ENPEC) regarding the teaching of sciences in the early years of Elementary School are mapped, aiming to point out what has been published in the area in order to identify trends and absences in the literature, and to relate to similar works that are already being done in the said education network. Following that, ten (10) semi-structured interviews applied in five (5) schools in the municipality are analyzed, and it was chosen to interview the two professionals from the same teaching unit in order to understand, analyze and make inferences about the formative potentialities of this interaction. The interviews were analyzed in the light of the Textual Discursive Analysis. The data collected were discussed under the theoretical reference of Paulo Freire's progressive perspective on education and of Ludwik Fleck?s ideas of intra and inter-collective circulation categories. The results suggest that there are elements in this formative partnership that deserve to be discussed, deepened and revised in order to strengthen and enhance the training partnership between professionals and have an impact on the training of students. The data indicate the need to offer systematic training courses, characterizing a process of ongoing formation. The research has highlighted the potential of this formative dialogue, and reinforces the need to individual and joint training for professionals who teaches science in the early years of RMEF.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240929
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PECT0513-D.pdf 2.165Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar