Formação cidadã decolonial crítica: uma proposta socialmente referenciada para a educação científica e tecnológica

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Formação cidadã decolonial crítica: uma proposta socialmente referenciada para a educação científica e tecnológica

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Title: Formação cidadã decolonial crítica: uma proposta socialmente referenciada para a educação científica e tecnológica
Author: Rodrigues, Victor Augusto Bianchetti
Abstract: As abordagens Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) ganharam destaque na Educação Científica e Tecnológica (ECT) sobretudo pelo potencial crítico e pela capacidade de articulação da formação científica à formação cidadã. Entretanto, por muitas vezes, as abordagens CTS na ECT se valem de temas universais, como o Aquecimento Global e os recursos Hídricos, desconsiderando as contradições típicas do Sul Global, marcadas pelos efeitos de colonialidade do ser, do saber, do poder e da natureza. Nesse sentido, algumas pesquisadoras e pesquisadores brasileiros têm se dedicado a incorporar as demandas da sociedade brasileira e a luta por justiça socioambiental na pauta da ECT, de maneira a contribuir para a superação das opressões de raça, classe e gênero que estruturam a nossa sociedade. Somando-se a esse movimento, foi criado o grupo Aprendizes de Griô no âmbito do Instituto Federal do Paraná. No momento da sua criação, constituí esse coletivo na companhia de servidores/as e estudantes do câmpus Jaguariaíva do IFPR, que se uniram para pesquisar referências afro-centradas e valorizar vozes que produzem conhecimentos e práticas que estão na contramão de boa parte do que se ensina nas escolas brasileiras. Nessa perspectiva, no momento da sua criação, as ações do grupo se dividiam entre: i) a elaboração de textos e imagens de divulgação científica afro-referenciada no Instagram; e ii) a produção de um livro com uma comunidade quilombola localizada próxima ao campus Jaguariaíva, a Comunidade Quilombola Família Xavier. Diante desse contexto, temos como objetivo geral deste trabalho: investigar as produções do grupo Aprendizes de Griô, visando estabelecer novos caminhos para a Educação Científica e Tecnológica, de maneira a incorporar em sua agenda as denúncias e os anúncios necessários à luta contra as estruturas opressoras da sociedade. Sem a pretensão de propor uma metodologia universal para o desenvolvimento da ECT, ensejamos a proposição de elementos que possam contribuir na promoção de uma educação científica socialmente referenciada, que evidencie as relações CTS presentes no contexto brasileiro e que oriente a educação em perspectiva emancipatória. Diante desse compromisso, lançamos mão de algumas reflexões sustentadas pelos estudos decoloniais, por algumas ideias críticas de Paulo Freire e pelas Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos. Ademais, em vários momentos, nos aproximamos de autores e autoras brasileiros(as) que têm se envolvido na luta contra o racismo, o patriarcado, o capitalismo e diversas formas de opressão. Para além da aproximação com os referenciais teóricos citados, conforme destacado anteriormente, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com características de pesquisa participante em parceria com o coletivo Aprendizes de Griô e com a Comunidade Quilombola Família Xavier. Lançamos mão da Análise de Discurso de linha franco-brasileira articulada aos pressupostos críticos e decoloniais, para analisar os sentidos de cidadania e de ciência e tecnologia que circularam nos trabalhos desenvolvidos pelas Aprendizes de Griô. Como resultados, encontramos alguns elementos de ciência e tecnologia em perspectiva contra-hegemônica e algumas dimensões de cidadania coerentes com o contexto do Sul Global. A partir desses elementos, foi possível desenvolver o conceito de ?formação cidadã decolonial crítica? como uma proposta para o desenvolvimento da ECT em perspectiva emancipatória e socialmente referenciada. Dentre os elementos que constituem essa formação, destacamos a realização de denúncias e anúncios sobre a realidade, partindo da identificação e do estudo das contradições, passando pela recusa à adaptação, até chegar na práxis decolonial transformadora como forma de transformação da realidade. Acreditamos que esses elementos podem contribuir para que a ECT seja reconhecida como um instrumento de luta por uma sociedade mais justa, em que a humanidade de todes seja respeitada.Abstract: The Science-Technology-Society (STS) approaches have stood out in Scientific and Technological Education (STE) because of their critical potential and the ability to link scientific training to citizen training. However, for many times, STS approaches in STE make use of universal themes, such as Global Warming and water resources, and have not considered the typical contradictions of the Global South, marked by the effects of coloniality of being, of knowledge, of power and nature. In this sense, some brazilian researchers have dedicated themselves to incorporating the demands of brazilian society and the struggle for socioenvironmental justice in the STE?s agenda, in order to contribute to overcoming the oppressions of race, class and gender that structure our society. In addition to this movement, the group Aprendizes de Griô was created in Instituto Federal do Paraná. At the time of its creation, this collective was constituted by me and by servants and students from the Jaguariaíva campus of the IFPR, who came together to research Afro-centered references and value voices that produce knowledge and practices that are in the opposite direction of much of the taught in Brazilian schools. From this perspective, at the time of its creation, the group's actions were divided between: i) the elaboration of texts and images of Afro-referenced scientific dissemination on Instagram; and ii) the production of a book with a quilombola community located close to the Jaguariaíva campus, named Comunidade Quilombola Família Xavier. Given this context, we have as a general objective of this work: to investigate the productions of the group Aprendizes de Griô, aiming to establish new paths for Scientific and Technological Education, in order to incorporate in its agenda the denunciations and announcements necessary for the fight against oppressive structures of society. Without the intention of proposing a universal methodology for the development of STE, we aim to propose elements that can contribute to the promotion of a socially referenced scientific education, which highlights the STS relationships present in the Brazilian context and that guides education in a socially referenced and emancipatory perspective. In view of this commitment, we use some reflections supported by decolonial studies, by some ideas by Paulo Freire and by the Epistemologies of the South by Boaventura de Sousa Santos. In addition, at various times, we approached Brazilian authors who have been involved in the fight against racism, patriarchy, capitalism and various forms of oppression. In addition to approaching the aforementioned theoretical frameworks, we developed a qualitative research with action-research characteristics in partnership with the Aprendizes de Griô collective and the Comunidade Quilombola Família Xavier group. For this, we used the French Discourse Analysis articulated to critical and decolonial assumptions, to analyze the meanings of citizenship and science and technology that circulated in the works developed by the Aprendizes de Griô. As a result, we found some elements of science and technology in a counter-hegemonic perspective and some dimensions of citizenship coherent with the context of the Global South. From these elements, it was possible to develop the concept of ?decolonial and critical citizen formation? as a proposal for the STE development in an emancipatory and socially referenced perspective. Among the elements that constitute this training, we highlight the denunciations and announcements about reality, starting from the identification and study of contradictions, passing through the refusal to adapt, until arriving at the decolonial praxis as a way of transforming reality. We believe that these elements can contribute to ECT being recognized as an instrument of struggle for a more just society, in which the humanity of all is respected.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240920
Date: 2022


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