Estratégias para leitura de vídeos de ciências do YouTube: contribuições de um coletivo docente

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Estratégias para leitura de vídeos de ciências do YouTube: contribuições de um coletivo docente

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Title: Estratégias para leitura de vídeos de ciências do YouTube: contribuições de um coletivo docente
Author: Karat, Marinilde Tadeu
Abstract: Os audiovisuais estão sendo cada vez mais utilizados no ensino de ciências, muitas vezes integrados com outras mídias. A propaganda a favor do uso dos canais de vídeo educacionais promete uma mudança de paradigma, uma revolução educacional. Ainda que os vídeos educativos de ciências disponíveis atualmente nas plataformas do YouTube repitam as mesmas abordagens neutras e coloniais presentes na educação em ciências nas escolas brasileiras de ensino básico, esses vídeos constituem excelentes materiais didáticos. É importante investigar que discursos sobre ciência e tecnologia estão circulando nestes espaços virtuais e dessa forma contribuir para a formação de leitores críticos de audiovisuais. O objetivo geral desta pesquisa é investigar como é possível mediar os processos formativos de professores-leitores críticos de vídeos educativos do YouTube. O estudo está dividido em duas etapas: na primeira etapa analisamos três vídeos educativos do YouTube, que tinham como referente as controvérsias sobre o Zika vírus. Essas análises nos ajudaram a compreender que tipo de discursos sobre ciência e tecnologia circulam nestes vídeos. Os resultados dessas análises mostraram que os vídeos apresentam abordagens neutras que ignoram as desigualdades sociais que são sistemáticas na nossa sociedade. O conhecimento científico é visto como neutro e universal e essa visão sustenta uma forma de colonialidade do saber. As questões étnico-raciais e de gênero estão silenciadas nos três vídeos analisados. Esses resultados, articulados aos referenciais teóricos, nos deram subsídios para construir estratégias pedagógicas para o curso desenvolvido na segunda etapa da pesquisa. Na segunda etapa foi feita a análise de um curso de formação continuada sobre leitura de vídeos educativos do YouTube no ensino de ciências que foi oferecido a professores (as) de biologia e ciências da escola básica, que atuam na rede pública de ensino de Florianópolis, SC. O curso foi pensado como um exemplar da construção teórica sobre formação de leitores críticos de vídeos, desenvolvida durante o trabalho de tese. O curso teve caráter pedagógico e metodológico, de produção de corpus de pesquisa. Nessa etapa da pesquisa, analisamos os questionários, as gravações das videoconferências e os textos produzidos pelos professores. Essas análises tiveram como objetivo responder à questão principal de pesquisa, sobre como é possível mediar os processos formativos de professores-leitores críticos de vídeos educativos do YouTube. Para esse estudo utilizamos os seguintes referenciais teóricos-metodológicos: análise de discurso franco-brasileira, estudos decoloniais e pós-coloniais, estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade e estudos das controvérsias sócio científicas. Ao final do curso de formação, os professores passaram a olhar o vídeo de uma forma menos ingênua e naturalizada e são capazes de reconhecer os efeitos de colonialidade presentes nos vídeos, assim como os silêncios sobre as situações de injustiças sociais. As estratégias pedagógicas desenvolvidas durante o curso favoreceram o processo de formação de leitores críticos de vídeos educativos. Os resultados das análises do curso de formação mostraram algumas possibilidades para a formação de leitores críticos dos audiovisuais, dentro da construção teórica desenvolvida ao longo desse estudo de tese.Abstract: The audiovisuals are being increasingly used in science teaching, often integrated with other media. The propaganda in favor of the use of educational video channels promises a paradigm shift, an educational revolution. Even though the educational science vídeos currently available on YouTube platforms repeat the same neutral and colonial approaches presente in Science education in Brazilian elementar schools, these vídeos constitute excellent teaching materials. It is importante to investigate what discourses about Science and technology are circulating in these virtual spaces and, in this way, contribute to the formation of critical audiovisual teachers-readers. The general objective of this research is to investigate how it is possible to mediate the formative processes of critical teachers- readers of |YouTube educational vídeos. The study is divided into two stages: in the first stage we analyzed three educational vídeos from YouTube, referring to the controversies about the Zika virus. These analysis helped us to understand what kind of discourses about science and technology circulate in these videos. The results of these analyses showed that the videos present neutral approaches that ignore the social inequalities that are systematic in our society. Scientific knowledge is seen as neutral and universal, and this view supports a form of coloniality of knowledge. Ethnic-racial and gender issues are silenced in the three vídeos analyzed. These results, linked to the theoretical references, give us subsidies for the course developed in the second stage of the research. In the second stage the analysis of a continuing education course on reading educational YouTube videos in science teaching was carried out, which was offered to biology and science teachers in elementary schools who work in the public school system Florianopolis, SC. The course was designed as na example of the theoretical construction on training critical vídeo readeres, developed during the thesis work. The course had a pedagogical and methodological character, producing a research corpus. At this stage of the research, we analyzed the questionnaires, the recordings of the videoconferences and the texts produced by the teachers. These analyzes aimed to answer the main research question, about how it is possible to mediate the formative processes of critical teacher-readers of YouTube educational videos. For this study we used the following theoretical-methodological frameworks: Franco-Brazilian discourse analysis, decolonial and post-colonial studies, studies of Science, Technology and Society and Studies of socio-scientific controversies. At the end of the training course, the teachers started to look at the video in a less naive and naturalized way and are able to recognize the effects of coloniality present in the videos as well as the silences about situations of social injustice. The pedagogical strategies developed during the course favored the processo of training critical readers of educational vídeos. The results of the analysis of the training course showed some possibilities for the training of critical readers of audiovisuals, within the theoretical construction developed throughout this thesis study.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237780
Date: 2022


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