Title: | Os saberes matemáticos sistematizados por Manoel Jairo Bezerra no acessório de ensino Blocofração, 1950-1970 |
Author: | Domingues, Jonathan Machado |
Abstract: |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel dos acessórios para o ensino de fração, a partir da sistematização dos saberes para ensinar fração, nas obras do professor Manoel Jairo Bezerra, na década de 1950-1970. As obras analisadas foram os manuais: Didática Especial da Matemática (1958); Apostilas de Didática Especial de Matemática (1959); O Material Didático no Ensino da Matemática (1962a); Guia Metodológico do Caderno MEC - Matemática (1970), o livro Caderno MEC- Aritmética (1968), o artigo publicado na Revista de Ensino (1962c); e a Patente-Modelo de Utilização do Blocofração (1964) de sua autoria. A investigação apoiou-se nos estudos de Hofstetter e Schneuwly (2017) acerca da história dos saberes de formação docente; e em De Certeau (2017) respeitou-se os ensinamentos para desenvolver a respectiva pesquisa com olhar histórico. Nessa esteira, por via dos diálogos com os aportes teóricos elencados, instituiu-se uma pergunta norteadora: Quais saberes para ensinar fração utilizando o blocofração foram sistematizados por Bezerra em tais publicações? Em linhas de síntese, os acessórios para o ensino de fração, tinham a finalidade de potencializar os significados das relações entre frações e o concreto, além de proporcionar a motivação dos alunos no engajamento da atividade de ensino. Abstract: This research aims to investigate the role of accessories for teaching fractions, based on the systematization of knowledge to teach fractions, in the works of Professor Manoel Jairo Bezerra, in the 1950s-1970s. The works analyzed were the manuals: Didática Especial da Matemática (1958); Apostilas de Didática Especial de Matemática (1959); O Material Didático no Ensino da Matemática (1962a); Guia Metodológico do Caderno MEC - Matemática (1970); the book Caderno MEC- Aritmética (1968), the article published in Revista de Ensino (1962c) the Patente-Modelo de Utilização do Blocofração (1964) of your authorship. The investigation was supported by studies by Hofstetter and Schneuwly (2017) on the history of teacher training knowledge; and in De Certeau (2017) the teachings were respected to develop the respective research with a historical perspective. In this wake, through the dialogues with the theoretical contributions listed, a guiding question was instituted: What knowledge to teach fraction using the fractionation block was Systematized by Bezerra in such publications? In summary, the accessories for teaching fractions, namely, the Blocofração and the Mural Board, were intended to enhance the meanings of the relationships between fractions and the concrete, in addition to providing students with motivation to engage in the activity of teaching. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237426 |
Date: | 2022 |
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PECT0509-D.pdf | 3.431Mb |
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