Tracing the development of the concept of English as a Lingua Franca in in-service schoolteachers of a municipal public basic education system: a sociocultural-based study

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Tracing the development of the concept of English as a Lingua Franca in in-service schoolteachers of a municipal public basic education system: a sociocultural-based study

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Título: Tracing the development of the concept of English as a Lingua Franca in in-service schoolteachers of a municipal public basic education system: a sociocultural-based study
Autor: Lima, Jane Helen Gomes de
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta uma nova perspectiva de ensino/aprendizagem para a língua inglesa ? o Inglês como Língua Franca (ILF). Disso decorrem alguns desafios para os professores desse componente curricular: é preciso se apropriar da própria Base, ao mesmo tempo em que se busca compreender o que a implementação do ILF significa para o ensino/aprendizado e quais mudanças nas práticas pedagógicas ela implica. Pautando-se na teoria sociocultural de base vygotskiana, este estudo assume como premissa fundante a compreensão de que o aprendizado e o desenvolvimento são processos sociais dependentes da qualidade das interações nas quais os sujeitos participam (i.e. no interplano), e a partir das quais suas compreensões individuais (no intraplano) são moldadas. É por meio de mediação durante as interações sociais que as ferramentas cognitivas utilizadas no interplano são internalizadas pelos sujeitos, transformando seus processos mentais, tornando-os mais robustos. Partindo dessa compreensão, um curso sobre ILF foi criado com o intuito de promover o desenvolvimento desse conceito científico em cinco professores de língua inglesa lotados em escolas públicas de um município do extremo sul catarinense. As análises das interações ocorridas ao longo dos cinco dias de curso possibilitaram responder à seguinte pergunta que norteou este estudo: Como o conceito científico ?Inglês como Língua Franca? (ILF) é desenvolvido em professores de uma rede municipal de ensino no extremo sul catarinense em resposta ao curso de formação continuada organizado para promover o desenvolvimento desse mesmo conceito? As análises mostraram que inicialmente os professores não reconheciam o signo ?ILF?, portanto, apresentando Zonas de Desenvolvimento Real (ZDR) similares. Contudo, ao longo dos cinco encontros, os professores apresentaram níveis de desenvolvimento do conceito de ILF distintos, mas em acordo com suas potencialidades (i.e. ferramentas cognitivas já em suas Zonas de Desenvolvimento Proximal, ZPD) e restrições. Percebeu-se que tais desenvolvimentos podem ser atribuídos tanto às interações/atividades promovidas durante o curso, como também às mediações direcionadas ao grande grupo e a cada indivíduo. Desse modo, contribuindo para o campo de Formação de Professores, este estudo corrobora a importância de se promover formações (iniciais ou continuadas) de qualidade que sejam responsivas e contingentes às necessidades que os professores apresentam, almejando-se a promoção de formas mais desenvolvidas de pensar.Abstract: The National Common Curriculum Base (BNCC) presents a new teaching/learning perspective for the English language ? English as a Lingua Franca (ELF). Such a change poses challenges for teachers of this curricular component: (i)they need to appropriate the document, (ii) while seeking to understand what the implementation of ELF means for the teaching/learning and what changes it implies for pedagogical practices. Based on Vygotskian Sociocultural Theory, this study assumes as a founding premise the understanding that learning and development are social processes dependent on the qualities of interactions in which people participate (i.e. in the interplan), and shaping their individual understandings (in the intraplane). It is through mediation during social interactions that cognitive tools used in the interplan are internalized by individuals, transforming their mental processes and making them more robust. Based on this understanding, a course on ELF was created in order to promote the development of this scientific concept in five English teachers from public schools in a municipality in the extreme south of Santa Catarina. The analyses of the interactions that occurred over the five days of the course made it possible to answer the question that guided this study: How is the scientific concept of English as a Lingua Franca developed in schoolteachers of a municipal Basic Education system in the extreme South of Santa Catarina in response to an in-service teacher education course designed to promote the development of this very concept?. The analyses showed that initially, teachers did not recognize the sign ?ILF?, therefore, presenting a similar Zone of Actual Development (ZAD). However, during the five meetings, teachers presented different levels of development of the concept of ELF, in accordance with their potentialities (i.e. cognitive tools already in their Zone of Proximal Development, ZPDs) and restrictions. It was noticed that such developments can be attributed both to the interactions/activities promoted during the course, as well as to the mediations addressing either the whole group or each individual teacher. Therefore, contributing to the field of Teacher Education, this study corroborates the importance of promoting quality teacher education courses (initial or in-service), which are responsive and contingent to the needs that teachers present, aiming to promote more developed ways of thinking.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237425
Data: 2022


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