Jocelyn Bell Burnell e os pulsares: um estudo histórico-epistemológico para a educação científica

DSpace Repository

A- A A+

Jocelyn Bell Burnell e os pulsares: um estudo histórico-epistemológico para a educação científica

Show full item record

Title: Jocelyn Bell Burnell e os pulsares: um estudo histórico-epistemológico para a educação científica
Author: Pires, Larissa do Nascimento
Abstract: Diversas pesquisas da área de Ensino de Ciências evidenciam a importância do desenvolvimento, em sala de aula, de discussões sobre ciência, e não apenas a simples e usual apresentação dos resultados científicos. Nesta perspectiva, argumenta-se a potencialidade da abordagem didática de elementos da História e da Filosofia da Ciência (HFC) de maneira a promover reflexões profícuas sobre a Natureza da Ciência (NdC). Ademais, investigações do campo de História das Mulheres nas Ciências destacam a importância do desenvolvimento de narrativas históricas sobre trajetórias e contribuições de mulheres cientistas, de forma a ensejar uma educação científica mais plural e diversa. O objetivo geral desta dissertação consistiu em desenvolver um estudo histórico-epistemológico sobre a identificação e compreensão dos primeiros pulsares, evento científico protagonizado pela astrônoma Jocelyn Bell Burnell e propor uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre a temática na perspectiva de formação de docentes em Física e em Astronomia. Os estudos desenvolvidos, com base em aspectos da Análise Documental, no formato de artigos, indicam a potencialidade da discussão da história da descoberta dos pulsares em reflexões de NdC, como a serendipidade na ciência e a importância da coletividade no processo de construção conceitual sobre um novo fenômeno, por meio de referenciais epistemológicos como os de Thomas Kuhn e Ludwik Fleck. Também, igualmente sugerem a possibilidade de discussão de elementos de Gênero e Ciências que se manifestam na trajetória de Jocelyn Bell Burnell, a exemplo do Efeito Matilda, com base em autoras como Margaret Rossiter e Londa Schiebinger. Por último, argumenta-se que a proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), fundamentada nos pressupostos educacionais da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) de Marco Antônio Moreira, apresenta contribuições no sentido de proporcionar o desenvolvimento em sala de aula, de aspectos históricos sobre os pulsares, fomentando a discussão de elementos sobre a História da Astronomia e sobre a História de Mulheres Cientistas no processo de formação de professoras/es de Física.Abstract: Several researches in the area of Science Teaching evidence the importance of the development, in the classroom, of discussions about science, and not just the simple and usual presentation of scientific results. In this perspective, it is argued the potential of the didactic approach of elements of the History and Philosophy of Science (HPC) in order to promote fruitful reflections on the Nature of Science (NoS). Furthermore, investigations in the field of History of Women in Science highlight the importance of developing historical narratives about the trajectories and contributions of women scientists, in order to give rise to a more plural and diverse scientific education. The general objective of this dissertation was to develop a historical-epistemological study on the identification and understanding of the first pulsars, a scientific event carried out by the astronomer Jocelyn Bell Burnell, and to propose a Potentially Significant Teaching Unit on the subject to the perspective of teacher education in Physics and Astronomy. The studies developed, based on aspects of Documentary Analysis, in the form of articles, indicate the potential of the discussion of the history of the discovery of pulsars in reflections about NoS, such as serendipity in science and the importance of collectivity in the process of conceptual construction about a new phenomenon, through epistemological references such as Thomas Kuhn and Ludwik Fleck. Also, the studies suggest the possibility of discussing elements of Gender and Science that are manifested in the trajectory of Jocelyn Bell Burnell, such as the Matilda Effect, based on authors such as Margaret Rossiter and Londa Schiebinger. Finally, it is argued the proposal of a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU), based on the educational assumptions of the Critical Significant Learning Theory (CSLT) of Marco Antônio Moreira, presents contributions in the sense of providing development in the classroom, of historical aspects about pulsars, promoting the discussion of elements on the History of Astronomy and on the History of Women Scientists in the process of education of Physics Teachers.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236851
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PECT0508-D.pdf 2.589Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar