A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras

DSpace Repository

A- A A+

A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras

Show full item record

Title: A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras
Author: Santos, Raquel Soares dos
Abstract: Essa pesquisa busca investigar e compreender qual o conhecimento matemático e as práticas pedagógicas que o contemplam nos espaços da Educação Infantil, evidenciados na produção da área de pesquisa e de práticas em Educação Matemática. Para isso, foi desenvolvido um Estado da Arte das pesquisas e práticas socializadas em meios acessíveis de publicação na internet, no período de 2009 a 2019. As fontes selecionadas para a produção de dados foram: Anais de Eventos que promovem espaços de socializações nos eixos de Formação de Professores que ensinam matemática e Educação Matemática na Infância; Google Acadêmico; Banco de Teses e Dissertações da CAPES; Portal de Periódicos da CAPES. O corpus foi definido em 55 trabalhos, após processos de exclusão com critérios definidos. As análises dos trabalhos que constituíram o corpus de pesquisa foram realizadas por meio do fichamento dos trabalhos encontrados e a posterior sistematização das informações, realizadas com o auxílio do software Atlas.ti que possibilitou codificar as informações mais recorrentes, de acordo com nossos objetivos de pesquisa. Analisamos, inicialmente, os aspectos gerais e físicos das produções, com destaque para as informações que contemplam, sobretudo, os campos matemáticos desenvolvidos e as práticas pedagógicas realizadas nas instituições de Educação Infantil. A partir do embasamento e do contraste com a literatura do campo, a análise do corpus sustentou o diálogo com as categorias emergentes, que foram analisadas e discutidas com o propósito de dispor nossas percepções e reflexões sobre as possibilidades na promoção de experiências com a Matemática na Educação Infantil e as práticas pedagógicas com a Matemática que vêm sendo desenvolvidas na Educação Infantil, de acordo com os indicativos dos trabalhos analisados. Identificamos uma tendência em privilegiar o conhecimento matemático com limitações ao Campo dos Números em detrimento dos outros campos indicados pela literatura, bem como a recorrência nas escolhas metodológicas que utilizam os Jogos e as Brincadeiras como práticas pedagógicas que desenvolvem os conhecimentos matemáticos com as crianças. Essas duas categorias emergentes constituíram nosso foco de investigação e análise com as quais buscamos proporcionar subsídios para a ampliação na organização dos cursos de formação inicial e continuada para professoras da Educação Infantil.Abstract: This research seeks to investigate and understand what is the mathematical knowledge and which are the pedagogical practices that contemplate it in the spaces of Early Childhood Education, evidenced in the production of research and practices in Mathematics Education. For this, a State of the Art of the research and practices socialized in accessible means of publication on the internet was developed in the period from 2009 to 2019. The sources selected for the data production were: Annals of Events that promote spaces for socialization in the axes of Training of Teachers who Teach Mathematics and Mathematics Education in Childhood, Google Scholar; CAPES Thesis and Dissertation Database; CAPES Periodical Portal. The corpus was defined at 55 papers, after exclusion processes with defined criteria. The analyses of the studies that constituted the research corpus were carried out through the classification of the found papers and the subsequent systematization of the information, carried out with the aid of the Atlas.ti software, which made it possible to encode the most recurrent information, according to our research objectives.Initially, we analyzed the general and physical aspects of the productions, with emphasis on the information that contemplates, above all, the mathematical fields developed and the pedagogical practices carried out in Early Childhood Education institutions. From the basis and contrast with the field literature, the analysis of the corpus, supported the dialogue with the emerging categories, which were analyzed and discussed with the purpose of disposing our perceptions and reflections on the possibilities in promoting experiences with Mathematics Education in Early Childhood and pedagogical practices with Mathematics that have been developed in Early Childhood Education, according to the indications of the analyzed papers. We identified a tendency to privilege mathematical knowledge with limitations to the Field of Numbers instead of other fields indicated by the literature, as well as the recurrence in the methodological choices that use Games and Play as pedagogical practices that develop mathematical knowledge with children. These two emerging categories constituted our investigation's focus and analysis with which we sought to provide subsidies for the expansion in the organization of initial and continuing education courses for teachers of Early Childhood Education.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236052
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PECT0506-D.pdf 3.954Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar